Wall Street sofre travão no "rally" na véspera da Fed. Sentimento é de cautela

As bolsas norte-americanas registaram perdas modestas, com os investidores a absterem-se de fazer grandes movimentos antes de a Reserva Federal anunciar o primeiro corte de juros do ano.
Wall Street, NYSE, bolsas
Seth Wenig / AP
Bárbara Cardoso 21:11

Wall Street terminou a sessão desta terça-feira com perdas moderadas, ainda com os três principais índices perto dos recordes atingidos nas sessões anteriores. A Reserva Federal (Fed) dos EUA deverá anunciar esta quarta-feira um corte nos juros diretores e, na véspera do anúncio, os investidores preferem adotar uma postura mais cautelosa, sem grandes movimentos. 

O S&P 500 perdeu 0,13% para 6.606,79 pontos, enquanto o Nasdaq Composite desceu 0,07% para 22.333,96 pontos. Já o Dow Jones recuou 0,27% para 45.758,27 pontos.

PUB

A primeira flexibilização monetária do ano está dada como certa. O mercado vai antes procurar, nas declarações do número um do banco central, Jerome Powell, pistas para os movimentos dos próximos meses. 

Nem os dados das vendas a retalho, que subiram 0,6% em agosto, influenciaram a negociação. "O consumidor americano parece estar animado, o que é uma boa notícia para a economia, mas pode intensificar o debate sobre quanto a Fed precisa de cortar as taxas", disse Ellen Zentner, da Morgan Stanley Wealth Management, em declarações à Bloomberg. 

Embora os responsáveis do banco central continuem focados em levar a inflação para o seu objetivo de 2%, espera-se que reduzam as taxas esta quarta-feira, num esforço para proteger o mercado de trabalho de uma maior deterioração. "Mesmo que o mercado laboral esteja fraco, ainda não está a prejudicar o consumo dos consumidores. Embora estes números [das vendas no retalho] não impeçam a Fed de reduzir as taxas, podem reduzir algumas das esperanças 'dovish' a longo prazo", afirmou David Russell, da TradeStation, à Bloomberg.

PUB

Entre os principais movimentos empresariais, a Tesla ganhou quase 3%, num momento em que a fabricante de elétricos está a ser investigada pelas autoridades reguladoras de segurança automóvel dos EUA devido a problemas com os puxadores das portas em determinados veículos Model Y.

A Ford perdeu 0,5% após anunciar 

O grande destaque da sessão vai para a Turbo Energy, que disparou 375%, após anunciar hoje que foi selecionada para fornecer e implementar projetos de armazenamento de energia na Espanha, com capacidade total de 366 MWh. Os projetos, avaliados em aproximadamente 53 milhões de dólares, estão programados para serem executados nos próximos dois anos.

PUB


Pub
Pub
Pub