pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Apagão atira bolsa de Lisboa ao chão. Madrid já recupera

A falha de energia que está a afetar a Península Ibérica acentuou as quedas do PSI e atirou todas as cotadas do principal índice nacional para o vermelho.

Euronext Lisbon, bolsa de Lisboa
Euronext Lisbon, bolsa de Lisboa Mariline Alves / Medialivre
28 de Abril de 2025 às 15:06

O apagão elétrico não está a poupar a bolsa de Lisboa. O principal índice nacional, o PSI, que já negociava em território negativo antes da falha energética, caiu abruptamente após a quebra de eletricidade na Península Ibérica, que afetou ainda algum do território francês. 

A esta hora, o PSI segue a negociar em contraciclo com a Europa e cai mais de 1%, com todas as cotadas em território negativo. Várias cotadas viraram para o vermelho após o apagão. 

A REN, empresa que gere a rede elétrica em Portugal, até chegou a negociar em território positivo esta manhã, mas entretanto revertou o sentido de negociação e encontra-se a desvalorizar 1,75%. As únicas cotadas do PSI que registam maiores desvalorizações são a Mota-Engil (-2,60%) e a Galp (-3,11%), com a petrolífera a ser ainda pressionada por uma quebra de 41% nos lucros no primeiro trimestre do ano

No setor elétrico, a EDP cede 0,51% e a EDP Renováveis cai 0,86%, sendo que ambas chegaram a negociar no verde durante a manhã.

Já em Madrid, o principal índice espanhol, o IBEX 35, viu os seus ganhos reduzirem-se abruptamente após o apagão elétrico. O "benchmark" estava a negociar com ganhos de cerca de 0,8%, quando, de repente, desacelerou para apenas 0,17%. 

No entanto, o índice já se encontra a recuperar, ao contrário do português. A esta hora, o IBEX 35 avança 0,74%, perto de máximos da sessão, com a grande maioria das empresas a negociar em território positivo.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio