Bolsa Arábia Saudita cancela IPO da Aramco

Arábia Saudita cancela IPO da Aramco

A “operação do século” conheceu um novo revés. Depois de adiamentos e suspensões, a oferta pública inicial (IPO, na sigla em inglês) foi cancelada, de acordo com fontes ligadas à operação e citadas pela Reuters.
Arábia Saudita cancela IPO da Aramco
Reuters
Negócios 22 de agosto de 2018 às 20:18

A Arábia Saudita cancelou as operações de colocação em bolsa da Aramco, tanto no mercado interno quer internacional, revela, quatro fontes não identificadas, citadas pela Reuters.

 

Os conselheiros financeiros que estavam a trabalhar na operação foram dispensados, numa altura em que a Arábia Saudita está a transferir a sua atenção para a compra de uma "posição estratégica" na Saudi Basic Industries, fabricante de petroquímicos, adiantam duas fontes.

 

"A decisão de abortar o IPO foi tomada há algum tempo", mas ninguém o podia dizer, por isso a operação foi sofrendo adiamentos, revelou uma fonte próxima da operação.  

 

O IPO da Aramco era vista como a "operação do século", prevendo-se que a venda de 5% do capital da petrolífera rendesse 100 mil milhões de dólares. Este montante avaliaria a empresa em dois biliões de dólares. 

 

A entrada em bolsa da Aramco era um dos elementos-chave do plano de transformação da economia saudita lançado pelo príncipe herdeiro, Mohammed bem Salman. 

O negócio gerou uma "guerra" entre as várias praças financeiras para tentar assegurar a presença da Aramco. Londres, Nova Iorque e Hong Kong eram algumas das cidades que estavam na corrida para acolher a petrolífera saudita. 




Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI