pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

BCP conclui recompra de ações. Investiu 200 milhões em 2,05% do capital

O banco liderado por Miguel Maya concluiu esta segunda-feira o programa de recompra de ações lançado em abril. O BCP passou a deter 2,05% do seu capital em ações próprias.

Miguel Maya, CEO do BCP, na apresentação de resultados do primeiro semestre de 2025.
Miguel Maya, CEO do BCP, na apresentação de resultados do primeiro semestre de 2025. Manuel de Almeida/Lusa
25 de Agosto de 2025 às 20:44

O programa de recompra de ações do BCP lançado em abril terminou esta segunda-feira ao esgotar-se a dotação de 200 milhões de euros disponíveis, informou o banco em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Na sessão desta segunda-feira o banco adquiriu, por intermédio do JPMorgan, 1.035.538 ações a um preço médio ponderado unitário de 0,7742 euros. Os títulos do único banco cotado em Lisboa encerraram o dia a ceder 0,13%, para os 0,769 euros.

Após a conclusão do programa, o banco passou a deter 309.362.863 ações, correspondentes a 2,05% do seu capital, tendo investido 199.999.980 euros, detalha o BCP. Assim, o banco pagou um preço médio de 0,6465 euros por ação ao longo do programa.

O programa de recompra, anunciado a 8 de abril e que arrancou a 14 de abril, previa a compra de até 5% do capital ou até esgotar os 200 milhões de euros reservados para levar a cabo as aquisições.

Na data do anúncio do programa de recompra as ações do BCP negociavam nos 0,4932 euros e no primeiro dia em que se iniciaram as compras os títulos valiam 0,5416 euros.

O objetivo do banco com este programa, que permitiu remunerar os acionistas, é a posterior extinção das ações adquiridas, reduzindo o capital social.

Publicidade
C•Studio