Bolsa de Lisboa abre a ganhar, BCP e Sonae puxam pelo índice
Apesar dos ganhos registados pelo PSI, oito cotadas estão a negociar de forma negativa no arranque desta quinta-feira.
A bolsa de Lisboa começa a sessão desta quinta-feira a ganhar, acompanhando a tendência das congéneres de Paris e Amesterdão. O PSI está a avançar 0,24% para os 7.680,62 pontos. O índice português tinha terminado a sessão desta quarta-feira a recuar 0,34%.
Das 15 cotadas do índice, cinco estão a negociar de forma positiva, duas mantêm-se inalteradas e oito estão em queda.
A sustentar os ganhos positivos do PSI está o BCP, que avança 2,11% para os 0,7050 euros por ação. O BCP, em particular, estará a beneficiar da apresentação dos resultados semestrais, feita nesta quarta-feira, nos quais reportou um crescimento de 3% no lucro para 502 milhões de euros. Em destaque está também a Sonae, que salta 4,44% para os 1,316 euros por ação. Ainda a negociar no "verde" estão a Mota-Engil (0,36%), a Semapa (0,35%) e os CTT (0,27%).
Já do lado negativo, a EDP está a recuar 1,42% (3,761 euros), depois de já ter anunciado na manhã desta quinta-feira os resultados do primeiro semestre e que representam uma quebra de 7% nos lucros. A EDP Renováveis cai 0,68% para os 10,20 euros por ação.
A Galp e a Jerónimo Martins, dois dos chamados pesos-pesados do PSI, estavam a negociar de forma inalterada no arranque da sessão.
Acompanhe toda a evolução dos mercados desta quinta-feira aqui.
Mais lidas