pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Bolsa nacional em queda pressionada por BCP e Nos

A bolsa nacional inverteu o sentimento positivo do arranque da sessão e segue em queda. BCP e Nos são dos títulos que mais pressionam. Entre as restantes congéneres europeias, não se verifica uma tendência definida.

bolsas mercados Europa euronext
bolsas mercados Europa euronext Bloomberg
13 de Julho de 2016 às 10:10

A bolsa de Lisboa inverteu o sentimento positivo do início da sessão e segue no vermelho. O PSI-20 recua 0,33% para os 4.575,90 pontos, com nove cotadas em queda, sete em alta e duas inalteradas.

Entre as restantes praças do Velho Continente não se verifica uma tendência definida: além de Lisboa, Londres, Frankfurt e Milão estão do lado das perdas e as restantes em alta. O Stoxx 600, índice de referência europeu, soma 0,14%.

Este comportamento das praças europeias tem lugar num dia em que Theresa May vai suceder a David Cameron na liderança do Governo britânico. Uma das missões de Theresa May é dar início às negociações do Reino Unido com a União Europeia para que o país possa deixar o bloco europeu, após ter sido esse o sentimento expresso pelos britânicos no referendo realizado a 23 de Junho.

Na edição desta quarta-feira, 13 de Julho, o Negócios escreve que, apesar do forte impacto inicial do Brexit, a recuperação dos mercados já ganha contornos significativos. As bolsas europeias quase apagaram o efeito do referendo, ao passo que em Nova Iorque festejam-se máximos históricos. Tudo graças à expectativa de que os bancos centrais avancem com novos estímulos para combater o impacto da saída do Reino Unido na economia.

Por cá, destaque para as acções do BCP e da Nos. Os títulos do banco liderado por Nuno Amado recuam 2,78% para 2,1 cêntimos. As acções do BPI cedem 0,18% para 1,115 euros.

A Nos perde 1,97% para 5,521 euros. Por outro lado, a Pharol dispara 8,11% para 16 cêntimos.

Em queda está também a Jerónimo Martins, que desliza 0,21% para 14,17 euros. A concorrente Sonae cede 0,14% para 69 cêntimos.

A travar uma descida mais expressiva da praça nacional estão as acções do sector energético. A EDP soma 0,52% para 2,884 euros. A Galp Energia valoriza 0,56% para 12,665 euros, numa altura em que os preços do petróleo estão a cair nos mercados internacionais. O Brent do Mar do Norte, que serve de referência para as importações europeias, recua 1,57% para 47,71 dólares por barril.

Por outro lado, a EDP Renováveis cede 0,03% para 6,953 euros. A REN perde 0,89% para 2,57 euros.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio