pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Bolsa nacional sobe 1,5% animada pela Grécia

A bolsa nacional já acentuou a tendência de ganhos e avança 1,5%, numa altura em que as congéneres europeias estão a avançar mais de 1% na maior parte dos casos. A expectativa em torno da resolução da situação grega é o que está a animar a negociação. EDP Renováveis e Nos já atingiram máximos de, pelo menos, cinco anos.

Euronext bolsa PSI
Euronext bolsa PSI Miguel Baltazar/Negócios
16 de Julho de 2015 às 09:05

PSI-20 sobe 1,50% para 5.899,91 pontos, com 17 acções em alta e uma em queda. Entre os congéneres europeus a tendência é idêntica, com os investidores a reflectirem na negociação a aprovação ontem à noite do Parlamento grego das medidas de austeridade acordadas entre o Governo de Alexis Tsipras e os credores. O Stoxx600, que agrega as 600 maiores cotadas europeias, sobe 0,91%, numa altura em que Espanha, Alemanha e Itália estão a subir cerca de 1%.

O Parlamento grego deu "luz verde" ao programa de austeridade acordado entre Alexis Tsipras e os credores. O programa mereceu o voto favorável de 229 deputados de um total de 300, sendo que metade dos votos contra veio do Syriza, partido que apoia o Executivo. No total houve seis abstenções e 64 votos contra, dos quais 32 do Syriza. Esta quinta-feira, 16 de Julho, será a vez dos ministros das Finanças da Zona Euro tomarem posições, depois da teleconferência que vai decorrer esta manhã. Bem como o Banco Central Europeu (BCE), cuja reunião de dois dias termina hoje.

Na bolsa nacional, a banca volta a destacar-se, com o BCP a subir 2,84% para 8,32 cêntimos, o BPI a crescer 3,48% para 1,131 euros e o Banif a apreciar 3,13% para 0,66 cêntimos. 

Destaque para as acções da Nos, que estão a subir 0,83% para 7,685 euros, o que corresponde ao valor mais alto desde Maio de 2008. Em máximos está também a EDP Renováveis, neste caso de Janeiro de 2010. A empresa liderada por Manso Neto está a subir 1,60% para 6,909 euros.

No restante sector da energia, a EDP cresce 0,92% para 3,619 euros, depois de ontem à noite ter sido revelado que a EDP- Energias do Brasil, sociedade detida em 51% pela EDP, assinou um contrato de compra e venda com a Cachoeira Escura Energética, acordando a venda de 100% da sociedade Pantanal Energética por 390 milhões de reais (112,9 milhões de euros). A Galp Energia aprecia 0,79% para 10,855 euros, depois de não ter avançado com propostas no leilão de petróleo no México.

A contribuir para esta subida do índice está também a Jerónimo Martins, ao avançar 1,66% para 11,915 euros, bem como a rival Sonae SGPS, que aprecia 1,73% para 1,296 euros.  

Ver comentários
Publicidade
C•Studio