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Dez anos após fusão, Kraft Heinz vai dividir-se em duas empresas

Multinacional norte-americana vai reverter a fusão de 46 mil milhões de dólares que há dez anos juntou duas marcas icónicas criando duas empresas independentes para libertar o potencial do negócio.

Dez anos após fusão, Kraft Heinz vai dividir-se em duas empresas
Dez anos após fusão, Kraft Heinz vai dividir-se em duas empresas Gene J. Puskar / AP
02 de Setembro de 2025 às 13:28

Criada em 2015 depois de a H.J. Heinz ter adquirido a Kraft Foods Group em 2015, dando origem à quinta maior companhia de alimentos do mundo, a Kraft Heinz vai dividir-se em duas empresas cotadas com o objetivo de acelerar o crescimento rentável e libertar valor para os acionistas.

O anúncio foi feito, esta terça-feira, pela multinacional norte-americana, num , em que explica que "a separação visa maximizar as capacidades e marcas da Kraft Heinz, reduzindo a complexidade, permitindo que as duas novas empresas apliquem os recursos de forma mais eficaz nas suas distintas prioridades estratégicas. Este foco permitirá um desempenho mais forte, preservando a escala necessária para competir e vencer no panorama atual", justifica.

De acordo com a multinacional norte-americana, dona de marcas como o ketchup Heinz ou o queijo de barrar Philadelphia, o plano de dividir a empresa em duas entidades independentes de capital aberto, por via de uma cisão isenta de impostos, colheu o voto unânime do conselho de administração. 

"As marcas da Kraft Heinz são icónicas e adoradas, mas a complexidade da nossa estrutura atual torna desafiante alocar, de forma eficaz, capital, priorizar iniciativas e impulsionar a escala das nossas áreas mais promissoras", explica o "chairman", o .

"Este movimento vai libertar o potencial das marcas e do negócio", reforçou Carlos Abrams-Rivera, que vai continuar como CEO da Kraft Heinz e acumular a mesma função na futura "North American Grocery".

Os nomes das duas empresas que vão resultar da cisão vão ser divulgados mais tarde, mas a, para já, denominada Global Taste Elevation, com uma faturação na ordem dos 15,4 mil milhões de euros, vai abarcar os molhos e refeições prontas - como o ketchup Heinz, a maionese Kraft ou o queijo de barrar Philadelphia ou a Mac & Cheese. 

Já no portefólio da "North American Grocery", que entregou vendas de 10,4 mil milhões de dólares em 2024, vão estar marcas como a Oscar Mayer, conhecida pelos cachorros, ou os "snacks" Lunchables.

Espera-se que as duas empresas tenha "um 'cash flow' amplamente discricionário para investir no crescimento orgânico, dar retorno aos acionistas e para analisar transações estratégicas". No geral, complementa, a expectativa é a de que o atual nível de dividendos se mantenha.

Com esta revisão estratégica, Miguel Patrício, que integra o "board" desde 2022, vai tornar-se "executive chair", uma espécie de "chairman" com poderes executivos. Segundo a Kraft Heinz, vai trabalhar de perto com Abrams-Rivera para preparar a organização para a separação. 

Em paralelo, foi formado também um comité específico para supervisionar a execução do plano de cisão, liderado por John Cahill, vice-presidente do conselho de administração desde 2015. 

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