Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

El-Erian: Nunca a liquidez foi tão valiosa

O economista-chefe da Allianz Global Investors, El-Erian, considera que é fundamental que os investidores reservem parte dos seus investimentos em liquidez.

Bloomberg
Patrícia Abreu pabreu@negocios.pt 21 de Junho de 2016 às 12:51
  • Assine já 1€/1 mês
  • ...

O clima de elevada incerteza nos mercados está a colocar os investidores em alerta máximo. E é por isso que não devem subestimar o papel da liquidez nos seus investimentos. Para Mohamed El-Erian, economista-chefe da Allianz Global Investors, nunca as posições de "cash" foram tão valiosas nos portefólios.


Num encontro com jornalistas, El-Erian defendeu que os programas de compra de activos dos bancos centrais distorceram as correlações tradicionais dos activos, o que "torna a liquidez uma coisa muito valiosa". "Pode dar ao portefólio resistência durante alturas de maior stress", argumentou o responsável, citado pela Bloomberg.


O especialista acrescentou ainda que anos de política monetária pouco convencional, marcados por programas de estímulos, estão a tornar as economias menos estáveis. "Os bancos centrais estão a achar cada vez mais difíil reprimir a volatilidade nos mercados financeiros", sendo que eventos como "a desvalorização da moeda na China ou eventos políticos, como o Brexit, resultam em movimentos selvagens nos mercados", aponta.


Além destes acontecimentos há ainda a política monetária nos EUA. El-Erian lembra que a Reserva Federal (Fed) está dependente dos dados económicos para subir juros e estes indicadores têm-se movido muito rapidamente. Caso o banco central dos EUA seja forçado a agir, isto "tem uma implicação enorme na gestão financeira".

Ver comentários
Saber mais El-Erian Allianz risco liquidez cash Brexit bolsas referendo investidores mercados Fed bancos centrais política monetária turbulência
Mais lidas
Outras Notícias