Empresas tecnológicas chinesas duplicam ganhos das rivais do Nasdaq
O Hang Seng Tech soma mais de 40% desde o início do ano, com as cotadas a beneficiarem dos avanços em torno da Inteligência Artificial e a aposta da China na produção própria de chips.
É grande o entusiasmo em torno das ações do setor tecnológico, mas enquanto muitos investidores estão concentrados nas cotadas norte-americanas, no Nasdaq, as ações das empresas chinesas deste setor brilham. Mais do que duplicam os ganhos face às rivais dos EUA.
O Hang Seng Tech, índice de referência chinês para as empresas tecnológicas, acumula uma valorização de 41% desde o arranque deste ano, o que compara com os 17% de subida do Nasdaq, nos EUA, de acordo com o Financial Times.
Este desempenho mais expressivo do índice de Hong Kong é explicado pelos avanços do setor no que respeita à Inteligência Artificial. O apetite dos investidores por estas empresas foi espoletado pelo sucesso alcançado pela DeepSeek nesta nova tecnologia.
A tendência positiva acentuou-se a partir do momento em que a China começou a dar sinais de sucesso na sua estratégia de redução da dependência de chips estrangeiros, nomeadamente dos EUA.
Mais lidas