pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Escolha o Jornal de Negócios como "Fonte Preferida"

Veja as nossas notícias com prioridade, sempre que pesquisar no Google.

Adicionar fonte

Euronext em conversações com administração da bolsa espanhola BME

Stéphane Boujnah disse ao Expresso que a Euronext está em conversações com a administração da operadora da bolsa espanhola, BME, o que poderá levar ou não a um acordo de aquisição.

bolsa mercados euronext
bolsa mercados euronext Miguel Baltazar
28 de Dezembro de 2019 às 11:46

O CEO do grupo Euronext declarou, em entrevista ao Expresso publicada na edição deste sábado, que tem havido conversações com os acionistas da Bolsa de Madrid (BME — Bolsas Y Mercados Españoles).

"O que posso dizer é que estamos a conversar com a administração da BME e que isso poderá ou não levar a uma transação", declarou Stéphane Boujnah.

"No final de novembro apresentámos um cenário de combinação entre a Euronext e a BME, mas não apresentámos uma proposta. Achamos que a BME encaixaria perfeitamente no modelo federal e descentralizado de mercados de capitais da Euronext. Mas neste momento há uma oferta da SIX Swiss Exchange, com um valor já anunciado", sublinhou.

Questionado sobre se esse valor é elevado, o presidente da Euronext disse que "é o valor que está no mercado". "Temos de esperar. De acordo com a lei espanhola temos cinco dias antes do prazo da oferta da SIX terminar para apresentar uma proposta".

O interesse na compra da bolsa de Madrid a 18 de Novembro, quando a suíça SIX Group, operadora da bolsa suíça, ganhou a dianteira à Euronext, que já tinha mostrado interesse público pela compra, e apresentou uma proposta de 34 euros por ação para adquirir a bolsa madrilena, o que se traduz numa avaliação de 2,84 mil milhões de euros.

No dia seguinte deu-se a entrada da Deutsche Boerse, de Frankfurt, na corrida pela aquisição da rival espanhola.

Nessa altura, o CEO da BME, Javier Hernani, alertou os interessados que seriam precisas propostas maiores do que a que foi feita pelo grupo suíço e com um plano estratégico muito bem definido, segundo o jornal económico espanhol Expansión.

O líder da detentora da bolsa de Madrid, Barcelona, Valência e Bilbau, disse ainda que pretendia que "a Bolsa de Valores de Espanha, as suas infraestruturas, os seus empregados, o ‘software’ e o seu futuro" ficassem mais reforçados nas ofertas que fossem surgindo.

A próxima proposta pela BME pode situar-se num intervalo entre os 35 e os 40 euros por ação, mas o mais provável é que atinja os 39 euros por ação, que compara com os 34 euros por ação apresentados pelo grupo suíço SIX Group, segundo um estudo levado a cabo pela Bloomberg nessa mesma altura.

Na eventualidade de o acordo pender para a Euronext, que opera algumas bolsas europeias como a de Paris, Amesterdão, Oslo ou Lisboa, o negócio poderá aumentar o ritmo de consolidação de uma indústria que tem tentado variar o seu portefólio para crescer.

Sobre se a Euronext está também a olhar para outros mercados, Stéphane Boujnah disse ao Expresso que "a natureza da Euronext é ser a espinha dorsal da união dos mercados de capitais".

"Em 2018 comprámos Dublin, em 2019 Oslo e em 2020 não sabemos. A proposta da SIX significa levar a bolsa espanhola para fora da União Europeia. É possível que haja uma alternativa", rematou.

Ver comentários
Publicidade

C-Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Publicidade

C-Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Publicidade

C-Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.