pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Grupo EDP leva PSI a ganhos ligeiros em dia negativo na Europa

O índice foi impulsionado pelas elétricas, mas a queda de mais de 3% da Galp travou os ganhos, num dia que acabou por ser negativo na Europa.

Euronext, bolsa de Lisboa
Euronext, bolsa de Lisboa Tiago Sousa Dias / Medialivre
16:53

A bolsa de Lisboa terminou a última sessão da semana em alta ligeira, numa sessão de perdas a nível europeu, em que os receios sobre a IA voltaram a pesar nos mercados.        

O índice de referência nacional, o PSI, subiu 0,09% para 8.001,36 pontos, com nove dos seus 16 títulos no verde, após três dias consecutivos de perdas.   

O grupo EDP foi determinante para colocar o índice acima da linha de água. A EDP Renováveis somou 2,71% para 11,77 euros, enquanto a EDP avançou 1,35% para 3,755 euros. 

O retalho também conseguiu terminar no verde, mas com ganhos menos expressivos. A Sonae subiu 0,25% para 1,618 euros, enquanto a Jerónimo Martins ganhou 0,05% para 19,77 euros.     

Contudo, a Galp travou os ganhos do índice, perdendo 3,16% para 13,96 euros, numa semana em que foi fortemente pressionada pela venda de metade da participação que detém no projeto de Mopane, na Namíbia, à TotalEnergies. A venda levou a que várias casas de analistas .

A Mota-Engil seguiu-se na tabela de perdas, corrigindo parcialmente os fortes ganhos da sessão anterior,.      

Ainda a pressionar, esteve o BCP. O único banco cotado na bolsa portuguesa recuou 1,34% para 0,8534 euros.  

Ver comentários
Publicidade
C•Studio