Ibersol e grupo EDP lideram subidas em arranque positivo na bolsa de Lisboa
Apenas três cotadas estão a ceder terreno no arranque da sessão.
A bolsa de Lisboa começa a última sessão da semana em alta, acompanhando às 08:17 horas a tendência de maioria de valorizações nas praças europeias. O PSI avança 0,41% para os 9.412,35 pontos. A praça portuguesa que nesta quinta-feira terminou a sessão a cair 0,44%.
O grupo EDP dá um impulso importante, com a EDP Renováveis a valorizar 1,31% para os 12,37 euros, enquanto a casa-mãe sobe 0,70% para os 4,865 euros. De sublinhar que a EDP projeta 1,26 mil milhões de receita regulada com nova tarifa da ERSE, num anúncio feito nesta manhã antes da abertura do mercado.
A maior valorização no arranque da sessão pertence no entanto à Ibersol, que escala 1,61% para os 10,10 euros por ação.
O setor do retalho está em alta, com a Jerónimo Martins a avançar 0,62% e a Sonae a valorizar 0,24%. Já o setor da construção segue caminhos distintos: a Mota-Engil recua 0,17% para os 4,702 euros, enquanto a Teixeira Duarte avança 0,45% para os 0,443 euros.
O único banco do PSI, o BCP, valoriza 0,31% para os 1,123 euros, enquanto a operadora Nos sobe 0,66% para os 5,305 euros.
Duas cotadas negociavam ainda inalteradas (Navigator e Corticeira Amorim), e apenas três cediam terreno. Além da Mota-Engil, recuam os CTT (- 0,18%) e a Galp (- 0,13%).
Acompanhe a evolução dos mercados desta sexta-feira aqui.