pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Escolha o Jornal de Negócios como "Fonte Preferida"

Veja as nossas notícias com prioridade, sempre que pesquisar no Google.

Adicionar fonte

Lisboa apanhada na maré vermelha europeia. PSI com pior dia em dois meses

A bolsa portuguesa não escapou à tendência de fortes perdas registada nas principais praças europeias e sofreu mesmo o maior tombo em dois meses. O BCP foi a única cotada no verde - embora marginalmente - e o grupo EDP voltou a ser quem mais pressionou.

Vítor Chi
10 de Janeiro de 2025 às 16:47

A bolsa de Lisboa encerrou a última sessão da semana com a maior queda desde 6 de novembro, acompanhando as fortes perdas vividas nas principais praças europeias. O PSI recuou 1,53%, para 6.299,98 pontos, e passou a um saldo negativo este ano de 1,21%. Das 15 cotadas do índice, apenas o BCP fechou no verde e a Ibersol terminou o dia inalterada. As restantes 13 pintaram-se de vermelho.

A Navigator liderou as perdas ao recuar 5,38%, para 3,446 euros, num dia em que entrou em ex-dividendo. 

A maior pressão, contudo, voltou a vir do grupo EDP. A casa-mãe afundou 4,77%, para 2,974 euros, e a EDP Renováveis perdeu 3,12%, fechando nos 9,01 euros, num dia em que mais uma casa de investimento, o Goldman Sachs, cortou o preço-alvo do braço verde da elétrica liderada por Miguel Stilwell.

A perder mais de 2% estiveram ainda a Mota-Engil e Altri, com quedas de 2,93% para 2,714 euros, e de 2,16% para 5,20 euros, respetivamente.

Entre os pesos pesados, para além da família EDP, a Galp cedeu 0,77%, para 16,185 euros, ainda a digerir a saída de Filipe Silva do cargo de CEO, enquanto a Jerónimo Martins deslizou 0,22%, fechando a valer 18,33 euros.

O BCP contrariou esta tendência mas apenas de forma marginal: as ações do banco valorizaram 0,04% até aos 0,4802 euros.

Ver comentários
Publicidade

C-Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Publicidade

C-Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.

Publicidade

C-Studio é a marca que representa a área de Conteúdos Patrocinados do universo Medialivre.
Aqui as marcas podem contar as suas histórias e experiências.