Lisboa inicia semana no verde com impulso da EDPR e Galp
As energéticas beneficiaram o índice de referência nacional, numa sessão mista a nível europeu. Os CTT corrigiram os ganhos do final da semana passada. Fora do PSI, as ações da Impresa continuam suspensas.
- 4
- ...
A bolsa de Lisboa fechou em alta moderada esta segunda-feira, num dia misto para as principais praças europeias, enquanto os investidores digerem os mais recentes resultados empresariais.
O índice de referência nacional, o PSI, subiu 0,23% para 8.446,04 pontos, com sete dos seus 16 títulos no verde.
As energéticas EDP Renováveis e Galp impulsionaram os ganhos. A elétrica subiu 2,05% para 12,94 euros, na semana em que apresenta resultados, enquanto a petrolífera subiu 1,98% para 17,74 euros, numa sessão volátil para os preços do crude. Já a EDP ganhou 0,32% para 4,324 euros.
Em sentido contrário, estiveram os CTT, que afundaram 5,56% para 7,13 euros. Os correios corrigiram os ganhos expressivos de quase 6% da passada sexta-feira, impulsionados pelos resultados, em que registaram lucros de 32,8 milhões de euros nos primeiros nove meses do ano, numa subida homóloga de 18,4%.
Também a pressionar, mas com perdas mais moderadas, esteve o BCP. O banco recuou 0,16% para 0,764 euros. Já o retalho dividiu-se entre os ganhos da Sonae (subiu 0,14% para 1,416) e as perdas da Jerónimo Martins, que recuou 0,36% para 22,26 euros.
Fora do PSI, a Impresa continua com as ações suspensas desde sexta-feira pela Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM), depois de ter sido noticiado que decorrem negociações com os italianos da MediaForEurope (MFE) para a entrada no capital da empresa.
Contactado pelo Negócios, o regulador assinala que se encontra “vinculada por deveres legais de sigilo profissional que a impedem de se poder pronunciar sobre casos concretos”.
O regulador acrescenta ainda que “pode determinar a suspensão da negociação de valores mobiliários quando se verifiquem circunstâncias que possam perturbar o normal desenvolvimento da negociação. A suspensão é levantada quando essas circunstâncias cessam, designadamente com a divulgação de comunicado de informação privilegiada no sistema de difusão de informação da CMVM que cumpra os requisitos legais aplicáveis.”
Mais lidas