pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

PT sobe 6,5% e impulsiona a bolsa nacional

A bolsa nacional segue em alta, animada pelo ganho expressivo da Portugal Telecom, que avança 6,5%. Entre os congéneres europeus a tendência volta a ser de queda, a aliviar parte dos ganhos dos últimos dois dias.

A carregar o vídeo ...
27 de Agosto de 2014 às 08:11

O PSI-20 sobe 0,37% para 5.875,35 pontos, com 10 acções em alta, três em queda e cinco inalteradas. Entre os congéneres europeus a tendência é de perdas ligeiras, com os índices a aliviarem parte das perdas registadas nos dois dias anteriores, altura em que beneficiara das palavras do presidente do Banco Central Europeu (BCE).

Mario Draghi demonstrou disponibilidade em implementar mais medidas de estímulo económico, ao mesmo tempo que o seu discurso se focou na importância dos páises assumirem também o seu papel neste ponto, deixando cair o discurso de austeridade.

Na bolsa nacional o destaque está a ser a Portugal Telecom, ao subir 6,50% para 1,556 euros, depois de ontem ter disparado quase 7%. A operadora está assim a recuperar parte das perdas registadas nos últimos meses, em especial depois de dia 26 de Junho, quando se soube que investiu quase 900 milhões de euros em papel comercial da Rioforte, empresa do Grupo Espírito Santo que entrou em incumprimento e pediu protecção contra credores. Apesar dos ganhos recentes a PT continua a acumular uma queda na ordem dos 50% desde o início do ano.

A subida das acções surge depois da Oi ter revelado em comunicado que está a trabalhar para apresentar uma proposta de compra da participação da Telecom Itália na brasileira Tim.

A contribuir para a subida do índice está também o BCP, ao avançar 0,71% para 9,9 cêntimos, bem como o BPI, que cresce 0,64% para 1,411 euros.

Do lado oposto, e a travar a subida da bolsa está a EDPRenováveis, ao cair 0,46% para 5,373 euros, a Portucel, que recua 0,27% para 3,306 euros e a REN, que cede 0,04% para 2,678 euros.

(Notícia actualizada às 8h20 com mais informação)

Ver comentários
Publicidade
C•Studio