Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Semapa esmaga dividendo para 12,5 cêntimos por ação

A empresa vai levar a votação o pagamento de um dividendo de 12,5 cêntimos por ação, um quarto dos 51,2 cêntimos pagos no ano passado.

Semapa
Patrícia Abreu pabreu@negocios.pt 28 de Março de 2020 às 11:45
  • Assine já 1€/1 mês
  • 8
  • ...
A Semapa vai propor o pagamento de um dividendo de 0,125 euros por ação, referente ao exercício de 2019. O valor proposto é um quarto dos 0,512 euros distribuídos pelos investidores no ano passado, segundo adiantou a empresa em comunicado à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

Em comunicado divulgado esta madrugada, a empresa adianta que vai levar a votação na assembleia geral de 29 de maio a distribuição de um dividendo de 0,125 euros. No ano passado, a empresa remunerou um dividendo de 51,2 cêntimos por acção, relativos aos resultados de 2018, o mesmo valor que tinha distribuído pelos acionistas um ano antes.

A empresa propõe-se, assim, a distribuir cerca de 10 milhões de euros pelos acionistas, quando um ano antes tinha libertado 41,26 milhões de euros para o pagamento de dividendos.

Esta comunicação surge depois da Navigator, empresa controlada pela Semapa, também ter comunicado um corte do dividendo para metade, de 0,27943 euros para 0,1394 euros.

A Semapa justifica o corte da remuneração acionista com a necessidade de a empresa "manter uma estrutura financeira compatível com o crescimento sustentado do grupo", realçando ainda ainda que a necessidade de manter a sua "independência" perante o sistema financeiro "passa pela preservação no curto, médio e longo prazo de níveis de endividamento consolidados que permitam a manutenção de indicadores sólidos de solvabilidade".

A empresa fechou o exercício de 2019 com um resultado líquido de 124,1 milhões de euros, o que representa uma quebra de 6,4% face aos resultados reportados no ano anterior.
Ver comentários
Saber mais Semapa dividendo remuneração covid-19
Mais lidas
Outras Notícias