Dividendo da Portucel será pago em duas datas diferentes
A Portucel anunciou na quinta-feira a data de pagamento do dividendo de 15,9 cêntimos por acção, referente aos resultados obtidos em 2015. Esta remuneração será paga aos accionistas a partir de 4 de Maio, com as acções a descontarem o dividendo a partir de 2 de Maio.
PUB
Quanto ao outro dividendo que os accionistas também já aprovaram em assembleia-geral, será pago numa data posterior, uma vez que obriga a um registo da operação de redução de capital, explicou ao Negócios fonte oficial da empresa.
PUB
Este dividendo, no valor de 7,81 cêntimos, será pago aos accionistas mediante a distribuição de reservas livres, num total de 56 milhões de euros.
PUB
Tal como constava no ponto 10 da ordem de trabalhos da assembleia geral de 19 de Abril, a prévia aprovação de uma redução de capital "obriga a respeitar o prazo de um mês previsto no n.º 3 do artigo 96.º do Código das Sociedades Comerciais antes de ser efectuada a respectiva distribuição".
PUB
Assim, o pagamento deste dividendo de 7,81 cêntimos por acção nunca será pago aos accionistas antes de 19 de Maio, dia em que perfaz um mês da assembleia geral de accionistas.
PUB
No total, somando as duas remunerações, o dividendo ilíquido por acção será de 23,7 cêntimos, o que implica o pagamento de uma remuneração de 170 milhões de euros.
PUB
Em Dezembro, a empresa já havia pago 18,13 cêntimos por acção (13,95 cêntimos referentes a distribuição de reservas e 4,18 cêntimos por distribuição antecipada de lucros do exercício de 2015), distribuindo, nessa altura, cerca de 130 milhões de euros pelos investidores. Entre distribuição de reservas e distribuição de lucros obtidos em 2015, a empresa deverá remunerar os accionistas em cerca de 300 milhões de euros.
Na calculadora do Negócios os dois dividendos da Portucel estão agrupados num só.
PUB
Mais lidas
O Negócios recomenda