CaixaBI antecipa quebra de 64% dos lucros da EDP Renováveis em 2016
Em nota de "research" emitida esta quarta-feira, 22 de Fevereiro, o Caixa Banco de Investimento (CaixaBI) estima que os lucros da EDP Renováveis tenham sido de 60 milhões de euros no ano que passou, uma redução de 64% relativamente ao resultado líquido de 167 milhões de euros conseguido no exercício financeiro de 2015.
PUB
Quanto ao EBITDA o banco de investimento da Caixa Geral de Depósitos (CGD) antecipa que tenha sido de 1.162 milhões de euros, um acréscimo de 2% em relação aos 1.142 milhões conseguidos no período homólogo.
PUB
Nesta análise o CaixaBI decide manter inalterados tanto a recomendação ("comprar") como também o preço-alvo atribuído atribuído aos títulos da empresa liderada por Manso Neto (na foto) em 7,60 euros, o que tendo em conta o valor de fecho de 6,306 euros na sessão de hoje confere às acções da cotada um potencial de valorização de 20,52%.
PUB
O CaixaBI nota que a EDP Renováveis irá apresentar os resultados do total do ano passado no próximo dia 28 de Fevereiro, antes ainda da abertura do mercado bolsista.
PUB
Os analistas do CaixaBI realçam que o recurso eólico foi fraco no último trimestre de 2016 e que o factor de utilização dos seus activos ("load factor") caiu de 32% nos últimos três meses de 2015 para 30% no último trimestre do ano passado.
PUB
Por outro lado, acreditam que em 2016 as receitas totais tenham aumentado 6% face a 2015, em especial devido ao aumento na produção e à consolidação da capacidade em Portugal do consórcio ENEOP verificada desde Setembro de 2015. No entanto, o CaixaBI sublinha que este aumento na produção deve ser parcialmente contrabalançado em todas as plataformas.
Em conclusão, o CaixaBI refere que os resultados da EDP Renováveis em 2016 sofreram um impacto negativo decorrente dos preços médios de venda mais baixos, de custos financeiros não recorrentes relacionados com o cancelamento de projectos financeiros e ainda com o aumento verificado em participação minoritárias depois da alienação de posições minoritárias em parques eólicos.
PUB
PUB
Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de "research" emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de "research" na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro.
Mais lidas
O Negócios recomenda