Research CaixaBI: Recompra de dívida do BCP com impacto "pouco significativo"

CaixaBI: Recompra de dívida do BCP com impacto "pouco significativo"

Face ao baixo valor da recompra de obrigações anunciada pelo BCP, o CaixaBI antecipa um impacto "pouco significativo" com a operação.
CaixaBI: Recompra de dívida do BCP com impacto "pouco significativo"
Bruno Simão/Negócios
Negócios 25 de fevereiro de 2016 às 10:41

O BCP conclui a recompra de 85 milhões de euros de dívida, um montante que ficou significativamente aquém dos 300 milhões de euros inicialmente propostos pelo banco. Para o CaixaBI, a operação deverá ter um impacto pouco significativo para o banco.

O banco liderado por Nuno Amado informou esta quarta-feira, 25 de Fevereiro que, no âmbito do plano de recompra de dívida anunciado na semana passada, recebeu propostas para 378,5 milhões de euros, das quais aceitou 85,3 milhões de euros. 

O CaixaBI nota que "face ao montante aceite e ao preço de compra dos títulos, trata-se de uma operação cujo impacto será pouco significativo quer ao nível da conta de resultados do banco, quer ao nível da sua posição de capital".

As emissões que o banco se propôs readquirir foram: Magellan Mortgages No. 2 plc Class A (sénior) com maturidade em 2036, no valor total de 87,8 milhões de euros; Magellan Mortgages No. 3 plc Class A (sénior) cuja emissão, com maturidade em 2058, atingiu os 396,96 milhões de euros e a emissão Banco Comercial Português, S.A. 3.375 per cent, que termina a 27 de Fevereiro de 2017, no valor global de 500 milhões.

BCP propôs-se comprar dívida no valor de 300 milhões de euros, sendo que a operação "enquadra-se nas iniciativas destinadas à gestão da estrutura de financiamento e capital", e tinha como objectivo permitir optimizar a estrutura de capital do BCP.

Nota: A notícia não dispensa a consulta da nota de "research" emitida pela casa de investimento, que poderá ser pedida junto da mesma. O Negócios alerta para a possibilidade de existirem conflitos de interesse nalguns bancos de investimento em relação à cotada analisada, como participações no seu capital. Para tomar decisões de investimento deverá consultar a nota de "research" na íntegra e informar-se junto do seu intermediário financeiro.




pub

Marketing Automation certified by E-GOI