Dólar regista melhores duas semanas face ao iene em 28 anos
O dólar está a valorizar face ao iene, aproximando-se das suas duas semanas de crescimento mais acentuado em 28 anos. Por esta altura, o dólar sobe 0,58% para 110,76 ienes. Face ao euro, o dólar soma 0,29%, com a moeda europeia a negociar nos 1,0593 dólares. Durante esta sexta-feira, 18 de Novembro, o dólar já atingiu um novo máximo desde Dezembro de 2015 face à moeda europeia.
PUB
O comportamento da moeda norte-americana, face à moeda nipónica, ocorre numa altura em que o mercado está expectante em relação às políticas de recuperação económica do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump. Além disso, a perspectiva crescente de uma subida dos juros por parte da Reserva Federal dos Estados Unidos (Fed) já em Dezembro está também a dar um impulso à moeda norte-americana.
Esta quinta-feira, 17 de Novembro, a presidente da Reserva Federal dos Estados Unidos, Janet Yellen, confirmou que "em breve" deverá haver um novo aumento dos juros no país. Yellen reiterou também que o ritmo da subida dos juros será moderado.
PUB
"Espero que o crescimento económico continue a um ritmo moderado e suficiente para gerar um reforço suplementar das condições do mercado laboral e fazer regressar a [taxa de] inflação para o objectivo do Comité [de governadores] de 2% no próximo par de anos", justificou Yellen.
Jun Kato, gestor sénior do fundo Shinkin Asset Management, em Tóquio, em declarações à Bloomberg, apontou que "as expectativas excessivas para a subida dos juros e para a inflação nos Estados Unidos estão a levar a uma recuperação do dólar e é assustador". O gestor acrescentou que os mercados estão numa fase em que "as pessoas são obrigadas a seguir a tendência de alta apoiadas meramente em expectativas, mesmo que as considerem frágeis".
O Bloomberg Spot Index subiu 0,3% esta sexta-feira, o que representa um crescimento pela sétima vez em oito dias. Além disso, está a negociar no nível mais elevado desde Fevereiro.
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Donald Trump Estados Unidos Reserva Federal dos Estados Unidos Fed Janet Yellen dólarAdam Smith aos 250 anos
Quem pediu o euro digital?
Mais lidas
O Negócios recomenda