Avaliação bancária das casas sobe pelo terceiro mês consecutivo em fevereiro
A avaliação bancária na habitação aumentou em fevereiro pelo terceiro mês consecutivo, depois de ter descido em outubro e novembro. A mediana do segundo mês do ano foi de 1.560 euros por metro quadrado, de acordo com dados divulgados esta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística (INE).
PUB
Face a janeiro trata-se de uma subida de 10 euros, o que representa um aumento mensal de 0,6%. Já em comparação com o mesmo período do ano anterior, a taxa de variação fixou-se em 5,5%, valor que compara com 4,4% em janeiro.
"A Região Autónoma dos Açores apresentou o aumento mais expressivo face ao mês anterior (2,6%), tendo as restantes regiões registado variações positivas com exceção da Região Autónoma da Madeira, que apresentou uma variação nula", detalha o INE. Para o apuramento do valor mediano de avaliação bancária de dezembro, foram consideradas 28.315 avaliações (18.011 apartamentos e 10.304 moradias), mais 39,4% do que no mesmo período de 2023. Em comparação com o mês anterior, realizaram-se menos 582 avaliações bancárias, o que corresponde a um decréscimo de 2%. Por tipologia de habitação, o valor mediano de avaliação bancária de apartamentos foi de 1.741 euros por metro quadrado (mais 4,8% relativamente a fevereiro de 2023). "Os valores mais elevados foram observados na Grande Lisboa (2 319 euros/m2) e no Algarve (2 096 euros/m2), tendo o Centro registado o valor mais baixo (1 162 euros/m2). A Região Autónoma da Madeira apresentou o crescimento homólogo mais expressivo (19,6%) e o Algarve o menor face ao mesmo período do ano anterior (0,7%)", indica o instituto de estatística nacional. Em termos de tipologia, o valor mediano da avaliação para apartamentos T2 subiu seis euros para 1.776 euros, os T3 aumentaram 22 euros para 1.548 euros. "No seu conjunto, estas tipologias representaram 79,9% das avaliações de apartamentos realizadas no período em análise", revela o INE. No caso das moradias, o valor mediano foi de 1.230 euros por metro quadrado, o que representa um acréscimo de 7,2% face ao período homólogo. "Os valores mais elevados observaram-se no Algarve (2 218 euros/m2) e na Grande Lisboa (2 185 euros/m2), tendo o Centro e o Alentejo registado os valores mais baixos (952 euros/m2 e 1 040 euros/m2, respetivamente). A Região Autónoma da Madeira apresentou o maior crescimento homólogo (15,1%), tendo-se registado o menor na Grande Lisboa (2,6%)", pode ler-se. De acordo com o índice do valor mediano de avaliação bancária, em fevereiro de 2024, a Grande Lisboa, o Algarve, a Região Autónoma da Madeira, a Península de Setúbal e o Alentejo Litoral apresentaram valores de avaliação 47,4%, 35,8%, 14,6%, 13,3% e 12,3%, respetivamente, superiores à mediana do país. Já Beiras e Serra da Estrela, Alto Alentejo, Alto Tâmega e Barroso foram as regiões que apresentaram valores mais baixos em relação à mediana do país (-46,8%, -46,2% e -45,1%, respetivamente).
PUB
Para o apuramento do valor mediano de avaliação bancária de dezembro, foram consideradas 28.315 avaliações (18.011 apartamentos e 10.304 moradias), mais 39,4% do que no mesmo período de 2023. Em comparação com o mês anterior, realizaram-se menos 582 avaliações bancárias, o que corresponde a um decréscimo de 2%.
Por tipologia de habitação, o valor mediano de avaliação bancária de apartamentos foi de 1.741 euros por metro quadrado (mais 4,8% relativamente a fevereiro de 2023).
PUB
"Os valores mais elevados foram observados na Grande Lisboa (2 319 euros/m2) e no Algarve (2 096 euros/m2), tendo o Centro registado o valor mais baixo (1 162 euros/m2). A Região Autónoma da Madeira apresentou o crescimento homólogo mais expressivo (19,6%) e o Algarve o menor face ao mesmo período do ano anterior (0,7%)", indica o instituto de estatística nacional.
Em termos de tipologia, o valor mediano da avaliação para apartamentos T2 subiu seis euros para 1.776 euros, os T3 aumentaram 22 euros para 1.548 euros. "No seu conjunto, estas tipologias representaram 79,9% das avaliações de apartamentos realizadas no período em análise", revela o INE.
PUB
No caso das moradias, o valor mediano foi de 1.230 euros por metro quadrado, o que representa um acréscimo de 7,2% face ao período homólogo.
"Os valores mais elevados observaram-se no Algarve (2 218 euros/m2) e na Grande Lisboa (2 185 euros/m2), tendo o Centro e o Alentejo registado os valores mais baixos (952 euros/m2 e 1 040 euros/m2, respetivamente). A Região Autónoma da Madeira apresentou o maior crescimento homólogo (15,1%), tendo-se registado o menor na Grande Lisboa (2,6%)", pode ler-se.
PUB
De acordo com o índice do valor mediano de avaliação bancária, em fevereiro de 2024, a Grande Lisboa, o Algarve, a Região Autónoma da Madeira, a Península de Setúbal e o Alentejo Litoral apresentaram valores de avaliação 47,4%, 35,8%, 14,6%, 13,3% e 12,3%, respetivamente, superiores à mediana do país.
Já Beiras e Serra da Estrela, Alto Alentejo, Alto Tâmega e Barroso foram as regiões que apresentaram valores mais baixos em relação à mediana do país (-46,8%, -46,2% e -45,1%, respetivamente).
PUB
Saber mais sobre...
Saber mais Valores Lisboa Algarve Instituto Nacional de Estatística Barroso Alentejo avaliação bancária créditoA Europa do lado de lá
UGT tratada com luvas de seda
Mais lidas
O Negócios recomenda