Financiamento dos bancos à economia recuou em Fevereiro
Os bancos emprestaram 2,79 mil milhões de euros, em Fevereiro, menos 16,6% do que no mês anterior. Depois da recuperação registada no final do ano passado, o montante das novas operações de crédito diminuiu em Janeiro e Fevereiro.
PUB
Face a Fevereiro de 2014, a evolução do financiamento a famílias e empresas foi também negativa. Os bancos emprestaram menos 1,8 mil milhões de euros do que no mesmo mês do ano passado.
PUB
Quase 80% do valor financiado se destinou às empresas: 2,22 mil milhões de euros (menos 512 milhões de euros do que um mês antes). As operações até um milhão de euros ascenderam a 1,3 mil milhões de euros, menos 101 milhões de euros do que em Janeiro. Quanto às operações acima de um milhão de euros, estas totalizaram 897 milhões de euros, o que compara com os 1,3 mil milhões de euros do mês anterior.
PUB
No que diz respeito às famílias, estas captaram 573 milhões de euros no segundo mês do ano, menos do que os 616 milhões de euros emprestados em Janeiro. Apenas no crédito ao consumo se verificou um aumento. Neste segmento, as novas operações ascenderam a 222 milhões de euros, mais do que os 210 milhões de euros do mês anterior.
PUB
Já o crédito para outros fins conseguiu canalizar 144 milhões de euros, ficando aquém dos 179 milhões de euros emprestados no mês anterior. Para a compra de casa foram emprestados 207 milhões de euros, menos 20 milhões de euros do que em Janeiro.
Saber mais sobre...
Saber mais crédito financiamento famílias empresas habitação consumo outros fins Banco de PortugalMais lidas
O Negócios recomenda