Um "erro técnico" levou à emissão de 300 biliões de dólares em criptomoedas do Paypal
O valor é impressionante, mas não passou de um "erro técnico", que durou apenas 20 minutos. A Paxos, a parceira de "blockchain" da Paypal, emitiu por engano 300 biliões de dólares em "stablecoins" (criptomoedas indexadas a um ativo mais seguro, como o dólar), que foram prontamente "queimados", de acordo com uma publicação da empresa nas redes sociais.
O incidente aconteceu na quarta-feira quando a Paxos estava a fazer uma transferência interna e foi identificado através da plataforma Etherscan - uma plataforma de análise para a blockchain Ethereum. A empresa esclarece que "não existiu nenhuma violação das normas de segurança". "Os fundos dos clientes estão seguros", garantiu ainda a parceira da Paypal.
PUB
A PYUSD, a "stablecoin" emitida pela Paxos, é publicitada como uma criptomoeda que está garantida por três tipos de ativos diferentes: depósitos em dólar, títulos da dívida norte-americana e equivalentes. Apesar de a Paypal afirmar que estas divisas digitais são sempre resgatáveis por dólares na proporção de 1:1 (cada unidade de PYUSD equivale a um dólar), a Paxos acabou por emitir um valor tão grande que seria necessário "mais do dobro do PIB mundial" para o garantir, explica a estação de televisão norte-americana CNBC.
O erro da empresa acontece numa altura em que as "stablecoins" têm ganhado tração no cenário global, com uma série de bancos mundiais a explorar o lançamento de moedas digitais próprias indexada a um outro ativo. No entanto, à medida que crescem em popularidade, também tem aumentado o escrutínio sobre as mesmas, com o Fundo Monetário Internacional (FMI) a declarar que podem vir a ser uma "ameaça à estabilidade dos mercados financeiros".
PUB
A PYUSD é, neste momento, a sexta maior "stablecoin" do mundo, contando já com uma capitalização de mercado de 2,67 mil milhões de dólares - com mais de 346 milhões de dólares em circulação, de acordo com dados do CoinMarketCap. As notícias levaram a um tombo temporário na capitalização da moeda digital, que cai mais de 300 milhões de dólares, mas entretanto a "stablecoin" já conseguiu recuperar - negociando em máximos históricos.
Mais lidas
O Negócios recomenda