Tecnológicas impulsionam bolsas dos EUA
As bolsas norte-americanas inverteram a tendência de queda registada no início da sessão com as tecnológicas a impulsionar os índices.
As bolsas norte-americanas inverteram a tendência de queda registada no início da sessão com as tecnológicas a impulsionar os índices.
O Dow Jones [indu] subia 0,24% para 11.372,02 pontos e o Nasdaq [ccmp] ganhava 0,24% para 2.153,00 pontos.
A Advanced Micro Devices (AMD) liderava os ganhos, ao valorizar mais de 3% para os 24,14 dólares, no dia em que a maior fabricante de processadores de computadores pessoais anunciou que se vai focar no negócio de clientes individuais com o objectivo de aumentar a sua quota de mercado para cerca de 30% em 2008.
A eBay e a Cisco também contribuíam para a subida, com somas superiores a 1% para os 27,25 dólares e 21,12 dólares, respectivamente.
A evitar maiores ganhos estão as preocupações relacionadas com possíveis sanções económicas implementadas pelas Nações Unidas ao Irão, devido ao enriquecimento de urânio do país.
As Nações Unidas concederam o prazo máximo de 31 de Agosto para o Irão suspender o enriquecimento de urânio, e o mercado especula que o país não vai cumprir, nem aceitar o plano de contrapartidas oferecidas da organização.
Caso isto se confirme, as Nações Unidas já disseram que vão accionar sanções económicas ao país, o que poderá ter como resposta um corte de fornecimento de petróleo do Irão.
O Irão é o quarto maior produtor de petróleo do mundo e o mercado receia que se este corte de fornecimento ocorrer os preços da matéria-prima disparem contribuindo para um abrandamento económico dos Estados Unidos mais acentuado.
«Não acredito que a questão seja se [a economia] está a abrandar, a questão é quanto e a que ritmo» afirmou à Bloombergo presidente da gestora Wilmington Trust Investment, Neil Wolfson.
Mais lidas