Mercados 5 coisas que precisa de saber para começar o dia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

Esta quarta-feira, por cá temos resultados da EDP e EDPR e lá fora de muitas mais empresas, como a Tesla, BMW, VW e Facebook. Serão divulgados também os dados relativos ao PIB do primeiro trimestre na Zona Euro e a Reserva Federal norte-americana anuncia a sua decisão de política monetária após reunião de dois dias.
5 coisas que precisa de saber para começar o dia
EDP e EDP Renováveis divulgam resultados do primeiro trimestre

O Grupo EDP estará esta quarta-feira em evidência, com a EDP e a sua subsidiária para as energias renováveis a apresentarem as contas dos primeiros três meses do ano.

Relativamente à eléctrica liderada por António Mexia, os analistas do CaixaBI estimam que tenha registado lucros de 202 milhões de euros no primeiro trimestre do ano, uma queda de 23% em relação ao período homólogo de 2016, com os resultados a serem penalizados pelas condições atmosféricas e pelo ambiente de mercado nas actividades liberalizadas.


Já no que diz respeito à empresa comandada por Manso Neto, as projecções do CaixaBI apontavam para lucros de 70 milhões de euros nos primeiros três meses do ano. Antes da abertura da sessão a EDP Renováveis anunciou uma queda de 9% nos lucros, para 68 milhões de euros.



Facebook, Tesla, BMW e VW dominam reporte de contas lá fora

Esta quarta-feira prossegue a apresentação de resultados em todo o mundo, com destaque para a Tesla, Facebook, BNP Paribas, HSBC Holdings, Volkswagen, BMW, Pfizer, Merck, Royal Dutch Shell e Time Warner.

Ainda hoje, a chanceler alemã, Angela Merkel, discursa numa cimeira da B20, esperando-se que se focalize na economia global.


Por outro lado, decorre na cidade sul-africana de Durban o Fórum Económico Mundial para África, sob o tema "Alcançar Crescimento Inclusivo", até dia 5 de Maio. Entre os oradores estarão o presidente da África do Sul, Jacob Zuma, o governador do banco central sul-africano, Lesetja Kganyago, e o ministro alemão das Finanças, Wolfgang Schäuble.



Yellen deverá deixar tudo igual nas taxas de juro

Depois de na última reunião  ter subido as taxas de juro para um intervalo entre 0,75% e 1%, a Reserva Federal dos EUA deverá deixar a taxa directora – dos fundos federais –inalterada no encontro desta semana.

O RBC Capital Markets prevê que "a próxima subida da Fed surja em Junho" e que voltem a mexer nas taxas em Dezembro. Também o Commerzbank realça que a entidade deverá manter a normalização das taxas de juro e subir juros por mais duas vezes este ano.


PIB da Zona Euro deverá ter acelerado no primeiro trimestre

Um dia depois de ser conhecida a taxa de desemprego na Zona Euro, o Eurostat divulga os números relativos ao crescimento do produto interno bruto (PIB) nos primeiros três meses do ano. As previsões dos economistas consultados pela Bloomberg apontam para um crescimento homólogo de 1,7%, uma evolução semelhante à registada no trimestre anterior. Já a taxa de desemprego deverá ter caído de 9,5% em Fevereiro, para 9,4% em Março.

Nos EUA, destaque para a divulgação dos dados relativos à criação de postos de trabalho, em Abril, por parte da ADP (números do sector privado).

 


Candidatos ao Eliseu enfrentam-se no único debate na TV

Antes da segunda volta para decidir quem será o próximo Presidente francês, os dois candidatos mais votados pelos eleitores que lutam pelo lugar no Eliseu defrontam-se no único debate televisivo que terá lugar antes das eleições de domingo, 7 de Maio.

O frente-a-frente entre Emmanuel Macron e Marine Le Pen poderá ser decisivo, sobretudo para convencer eleitores mais indecisos. As sondagens mais recentes, realizadas pelo Opinionway, colocam Le Pen com 40% das intenções de voto e o centrista Macron com 60%.




Marketing Automation certified by E-GOI