Mercados 5 coisas que precisa de saber para começar o dia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

Os investidores deverão reagir ao facto de a AdC ter colocado a compra da Media Capital por parte de Altice em investigação aprofundada, bem como de o grupo BPI ter encaixado mais de 200 milhões de euros com a venda da posição que detinha na Viacer, que controla a Super Bock. Ao final do dia vão conhecer os resultados da Semapa.
5 coisas que precisa de saber para começar o dia
Sara Antunes 16 de fevereiro de 2018 às 07:30
Semapa divulga resultados

Os investidores terão de esperar até ao fecho do mercado para conhecerem os números de 2017 da Semapa. O banco de investimento Axia estima que a empresa tenha fechado o ano com receitas de 2,17 mil milhões de euros, mais 4,6% do que no ano anterior, e com um resultado líquido de 101 milhões de euros, o que corresponde a uma queda homóloga de 12%. Esta quebra dos lucros está relacionada com o facto de já não se prever benefícios fiscais, como os observados em 2016.

 

Compra da Media Capital sob investigação aprofundada

A Autoridade da Concorrência (AdC) decidiu abrir uma investigação aprofundada à aquisição do grupo Media Capital pela Altice, dona da Meo. Uma decisão que poderá influenciar a evolução das acções na sessão desta sexta-feira, 16 de Fevereiro, já que só foi conhecida após o fecho do mercado.

 

Bitcoin sobe 70% em duas semanas

A bitcoin tem estado a recuperar das fortes perdas registadas em Janeiro. Na última sessão superou os 10 mil dólares, depois de ter disparado 70% em duas semanas. Depois das quedas abruptas provocadas essencialmente pelos alertas deixados por responsáveis de governos, bancos e bancos centrais mundiais, as criptomoedas voltam a brilhar, numa altura em que a questão sobre uma bolha ainda não está respondida.

 

BPI vende participação na Super Bock por 233 milhões de euros

O BPI decidiu vender a posição que detinha na Viacer, que controla a Super Bock, ao grupo Violas, que fica accionista maioritário da cervejeira. A operação gerou um encaixe de 233 milhões de euros. O grupo Violas, liderado por Manuel Violas, ficará assim com mais de 70% da empresa que controla a Super Bock, com 56% do seu capital.


 

Olhos postos na confiança dos consumidores dos EUA

Esta sexta-feira, será divulgado o índice de confiança dos consumidores dos EUA, um indicador que poderá dar mais alguns sinais sobre a economia. Recorde-se que os indicadores económicos dos EUA têm provocado oscilações significativas nas bolsas, especialmente os que acentuam, ou aliviam, a percepção de que a Reserva Federal (Fed) americana poderá acelerar o ritmo de subida de juros no país.

 




pub