Mercados 5 coisas que precisa de saber para começar o dia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

O dia nos mercados europeus deverá ficar marcado pela reacção aos resultados das eleições em Itália. Na Bolsa de Lisboa a Sonae Capital pode estar em destaque.
5 coisas que precisa de saber para começar o dia
Nuno Carregueiro 05 de março de 2018 às 07:30
Sonae Capital reage a prejuízos e dividendos

As acções da Sonae Capital reagem esta segunda-feira aos resultados de 2017 que a empresa liderada por Cláudia Azevedo apresentou após o fecho da última sessão. A cotada registou prejuízos de 6,5 milhões de euros, contra lucros no período homólogo, mas manteve a política de remunerar os accionistas, que vão receber 15 milhões de euros (6 cêntimos por acção), ainda assim abaixo dos 25 milhões de euros (10 cêntimos por acção) do ano passado.

 

Mercados reagem aos resultados das eleições em Itália

As eleições em Itália eram um dos eventos que, no arranque do ano, quase todos os analistas inseriram na lista dos principais riscos para 2018. As legislativas italianas aconteceram ontem e, segundo as projecções, ditaram o que já se esperava: nenhuma coligação almejou a maioria no Parlamento e o Movimento 5 Estrelas foi o partido mais votado. Perante estes resultados, o euro perdeu terreno nos mercados asiáticos e os índices accionistas negociavam no vermelho. Os resultados finais só serão conhecidos ao final do dia de hoje, pelo que é expectável uma sessão volátil nos mercados europeus.

 

China revela projecções para o PIB

Arranca esta segunda-feira o Congresso Nacional do Povo, que demorará vários dias e será marcado pela alteração das regras que permitem ao presidente chinês manter-se no cargo sem data limite. Para esta segunda-feira está marcado o anúncio da nova projecção governamental para o crescimento do PIB, um anúncio que ficará a cargo do primeiro-ministro Li Keqiang.

 

Dados económicos na Europa

O início da semana será marcado pela divulgação de vários indicadores económicos. Na Zona Euro será divulgada a evolução das vendas a retalho, em Janeiro. Será ainda divulgado o índice PMI para os serviços, quer na Europa, quer nos EUA. Será também conhecido o PIB da Grécia em 2017.

 

Conferência em Houston reúne responsáveis do petróleo

A indústria do petróleo reúne-se hoje em Houston, nos Estados Unidos, da CERAWeek, uma das conferências mais aguardadas do ano para o sector petrolífero. Estarão presentes o secretário-geral da OPEP, Mohammad Barkindo, os CEO das petrolíferas mais importantes do mundo e vários ministros do petróleo de diversos países produtores. As declarações destes responsáveis poderão ditar o rumo da cotação da matéria-prima.