Mercados 5 coisas que precisa de saber para começar o dia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

Esta sexta-feira as ações da EDP e da Sonae Capital estarão a reagir aos resultados do primeiro trimestre, apresentados ontem depois do fecho da praça lisboeta.
5 coisas que precisa de saber para começar o dia
Carla Pedro 17 de maio de 2019 às 07:30
EDP e Sonae Capital reagem às contas do primeiro trimestre

A EDP e a Sonae Capital estarão esta sexta-feira a reagir às contas do primeiro trimestre, reportadas ontem depois do fecho da bolsa nacional.

 

A elétrica liderada por António Mexia registou uma queda de 39% nos lucros, justificando o resultado com os custos financeiros e impostos mais elevados no primeiro trimestre deste ano. Por seu lado, a Sonae Capital registou um prejuízo de 5,27 milhões de euros entre janeiro e março, uma melhoria de 36,4% face aos 8,28 milhões de euros negativos reportados no período homólogo do ano passado.

 

Cotadas dos semicondutores penalizadas com decreto de Trump

O presidente dos EUA, Donald Trump, assinou na quarta-feira uma ordem executiva a proibir empresas do país de usarem equipamentos de telecomunicações de empresas estrangeiras consideradas de risco. Além disso, o Departamento do Comércio colocou a Huawei na "lista negra" dos Estados Unidos, o que poderá impedir as empresas norte-americanas de venderem os seus produtos à gigante chinesa.

 

Isto levou a que as cotadas norte-americanas que fornecem a Huawei, sobretudo no setor dos semicondutores, estivessem ontem a afundar em bolsa, o que impediu maiores subidas em Wall Street. A frente comercial, continua assim, a centrar as atenções dos investidores do mundo inteiro.

 

"Rating" do Reino Unido pode ser avaliado

A Moody’s poderá hoje pronunciar-se sobre o "rating" do Reino Unido, ao passo que a Fitch poderá ter uma palavra a dizer sobre a classificação da dívida da Irlanda. Já a Standard & Poor's poderá avaliar a notação da Holanda.

 

Os relatórios sobre os "ratings" e perspectivas para as dívidas soberanas podem não ser publicados, uma vez que o calendário de eventuais revisões das notações soberanas é apenas indicativo.

 

Inflação em foco na Zona Euro

No mesmo dia em que os ministros das Finanças da União Europeia (Ecofin) estão reunidos em Bruxelas para debaterem, nomeadamente, um plano para o orçamento do bloco da moeda única, o Gabinete Europeu de Estatística (Eurostat) apresenta os números finais relativos à inflação de abril na Zona Euro.

 

Nos EUA, serão divulgados os dados relativos ao sentimento dos consumidores em maio – que é medido pela Universidade do Michigan.

 

Plataformas de petróleo e gás em destaque nos EUA

A Baker Hughes, fornecedora norte-americana de serviços a campos petrolíferos, divulga hoje o relatório semanal sobre o número de plataformas de petróleo e gás nos Estados Unidos. 

 

Ontem as cotações do "ouro negro" valorizaram pela terceira sessão, o que corresponde ao ciclo de ganhos mais prolongado em três semanas, com a matéria-prima a ser suportada pela descida das reservas nos Estados Unidos e pela maior tensão geopolítica no Médio Oriente.

 




Marketing Automation certified by E-GOI