Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

5 coisas que precisa de saber para começar o dia

A Comissão Europeia atualiza as projeções para a economia, no mesmo dia em que o BCE apresenta conclusões da supervisão financeira no ano passado. Há ainda dados da inflação e do emprego, bem como resultados empresariais.

Leonor Mateus Ferreira leonorferreira@negocios.pt 10 de Fevereiro de 2022 às 07:30
  • Partilhar artigo
  • ...
Previsões de inverno da Comissão Europeia 

A Comissão Europeia divulga esta quinta-feira, logo de manhã, as previsões económicas intercalares de inverno, tendo uma conferência de imprensa do comissário Europeu para a Economia, Paolo Gentiloni, marcada para as 09:00 de Lisboa. Bruxelas vai atualizar as projeções para a economia dos vários países da região, sendo que nas previsões de outono apontava para um crescimento de 5,3% de Portugal em 2022. 

Inflação portuguesa continua a acelerar

Ao nível dos dados estatísticos, a inflação volta a centrar atenções. O Instituto Nacional de Estatísticas (INE) divulga os dados finais do índice de preços no consumidor em janeiro de 2022, após ter avançado com uma estimativa de 3,3%. Serão ainda conhecidas estatísticas do emprego sobre a remuneração bruta mensal média por trabalhador no último trimestre de 2021. Lá fora, também os Estados Unidos divulgam dados sobre a evolução do índice de preços no consumidor em janeiro, depois de a inflação ter atingido máximos de quatro décadas.

Época de resultados continua a marcar negociações

A divulgação de contas vai continuar a marcar a negociação nas bolsas. Nos Estados Unidos, o destaque estará nos números do Twitter, enquanto na Europa são os bancos em foco. Esta quinta-feira é a vez do Credit Suisse, até há pouco liderado pelo português António Horta Osório, a reportar contas.

Saúde da banca europeia

O Banco Central Europeu (BCE) organiza esta quinta-feira, em Frankfurt, na Alemanha, uma conferência de imprensa da Supervisão Bancária sobre os resultados agregados do Processo de Revisão e Avaliação da Supervisão (SREP) de 2021. Andrea Enria, presidente do Conselho de Supervisão do Banco Central Europeu (BCE), e Frank Elderson, vice-presidente, vão dar a conhecer a saúde dos bancos da região naquele que foi o segundo ano da pandemia e o primeiro de retirada gradual das medidas de mitigação do impacto do vírus, como é o caso das moratórias.

Pedidos de subsídios de desemprego nos EUA

Tal como acontece habitualmente às quintas-feiras, o Departamento Laboral norte-americano divulga dados sobre o número de novos pedidos de subsídios de desemprego nos Estados Unidos. Os dados referem-se à semana terminada a 6 de fevereiro, após os pedidos de subsídios de desemprego terem caído em 23 mil para 238 mil na semana anterior, superando a expetativa dos economistas.

Ver comentários
Saber mais Bruxelas Comissão Europeia Estados Unidos BCE
Outras Notícias