5 coisas que precisa de saber para começar o dia
Esta quarta-feira, o mercado vai estar atento aos resultados da Ibersol no primeiro trimestre e aos dados da inflação nacional. O discurso da presidente do BCE, Christine Lagarde, também vai marcar o dia.
| Ibersol divulga contas do primeiro trimestre |
|
A mais recente cotada do índice PSI, a Ibersol, fecha a época de contas do primeiro trimestre do ano. No ano passado, a empresa obteve um lucro de 160 milhões de euros (incluindo 143 milhões de euros resultante da venda dos restaurantes Burger King), mais 409,5% do que em 2021. |
| Estimativa da inflação nacional |
|
Após uma descida da taxa de inflação em Portugal para 5,7% em abril (o valor mais baixo desde março de 2022), o INE vai apresentar a estimativa rápida sobre a evolução em maio. A quarta-feira será, aliás, cheia de dados económicos no INE: há ainda estatísticas sobre a atividade turística em abril, as contas nacionais trimestrais (do primeiro trimestre) e as tábuas de mortalidade em Portugal (no ano de 2020). |
| Votação no Senado sobre aumento do tecto da dívida nos EUA |
|
Esta quarta-feira vai estar a votação no Senado norte-americano o acordo de princípio entre o presidente dos EUA Joe Biden e o presidente da maioria republicana na Câmara dos Representantes, Kevin McCarthy, para aumentar o tecto da dívida do país. O acordo terá também de ser votado na Câmara dos Representantes - e só depois de ter luz verde nestas duas câmaras do Congresso é que Biden o pode promulgar. |
| Novos indicadores na Europa |
|
Os investidores vão centrar atenções em dados macroeconómicas de vários países da União Europeia. A Alemanha, França e Itália vão divulgar os dados da inflação de maio. Além disso, vão ainda sair os dados relativos ao Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre de França e Itália, bem como os dados do emprego da Alemanha de maio. |
| Contas do primeiro trimestre da Salesforce em destaque |
|
Nos Estados Unidos, o mercado vai olhar para a divulgação dos resultados financeiros do primeiro trimestre da tecnológica Salesforce. |
A mais recente cotada do índice PSI, a Ibersol, fecha a época de contas do primeiro trimestre do ano. No ano passado, a empresa obteve um lucro de 160 milhões de euros (incluindo 143 milhões de euros resultante da venda dos restaurantes Burger King), mais 409,5% do que em 2021.
Após uma descida da taxa de inflação em Portugal para 5,7% em abril (o valor mais baixo desde março de 2022), o INE vai apresentar a estimativa rápida sobre a evolução em maio. A quarta-feira será, aliás, cheia de dados económicos no INE: há ainda estatísticas sobre a atividade turística em abril, as contas nacionais trimestrais (do primeiro trimestre) e as tábuas de mortalidade em Portugal (no ano de 2020).
Esta quarta-feira vai estar a votação no Senado norte-americano o acordo de princípio entre o presidente dos EUA Joe Biden e o presidente da maioria republicana na Câmara dos Representantes, Kevin McCarthy, para aumentar o tecto da dívida do país. O acordo terá também de ser votado na Câmara dos Representantes - e só depois de ter luz verde nestas duas câmaras do Congresso é que Biden o pode promulgar.
Os investidores vão centrar atenções em dados macroeconómicas de vários países da União Europeia. A Alemanha, França e Itália vão divulgar os dados da inflação de maio. Além disso, vão ainda sair os dados relativos ao Produto Interno Bruto (PIB) do primeiro trimestre de França e Itália, bem como os dados do emprego da Alemanha de maio.
Nos Estados Unidos, o mercado vai olhar para a divulgação dos resultados financeiros do primeiro trimestre da tecnológica Salesforce.
Mais lidas