Mercados A semana em oito gráficos: PSI-20 cai 3,5% em semana negra para a Mota-Engil

A semana em oito gráficos: PSI-20 cai 3,5% em semana negra para a Mota-Engil

A semana foi negativa para as acções, para o euro e petróleo. Os juros sobre a dívida italiana aliviaram.
A semana em oito gráficos: PSI-20 cai 3,5% em semana negra para a Mota-Engil
Reuters
Nuno Carregueiro 08 de setembro de 2018 às 09:30

A bolsa nacional registou uma semana de perdas acentuadas. O PSI-20 caiu 3,5%, o que representa o pior desempenho semanal desde o início de Fevereiro. O índice português está já a cair há nove sessões seguidas, o que corresponde ao pior ciclo desde Agosto de 2011 e a uma perda de valor de mercado de 3,5 mil milhões de euros para as cotadas do PSI-20.

 

A semana foi negativa para todas as 18 cotadas do PSI-20, mas a Mota-Engil registou uma semana negra.  As acções da construtora recuaram quase 20% neste período, sofrendo a maior desvalorização semanal desde Outubro de 2008, mês que foi marcado pela crise financeira mundial, que se seguiu ao colapso do Lehman Brothers. Os receios em torno dos emergentes estão a penalizar fortemente a Mota-Engil devido à exposição que esta cotada tem a estes mercados.

 

A nível global, a semana foi marcada por dois factores de pressão negativos: a crise nos emergentes e a expectativa de escalada na guerra comercial entre os EUA e a China. Um cenário que Donald Trump acabou por validar no final de sexta-feira, ao admitir impor tarifas a todos os bens importados da China.

 

Esta conjuntura também penalizou as matérias-primas e deu força ao dólar. No mercado da dívida soberana destaque pela positiva para a descida dos juros da dívida italiana.

Veja nos gráficos em cima o comportamento dos principais activos esta semana.




Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI