Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

A sua semana dia a dia: BCE sobe juros e "earnings season" prossegue nos EUA. Nord Stream 1 reabre?

O destaque da semana vai para a reunião do BCE e a esperada subida dos juros diretores. Nos EUA, a “earnings season” prossegue a todo o vapor, com a banca, a Tesla e a Netflix a evidenciarem-se na apresentação de contas.

A taxa Ester, do Banco Central Europeu, vai passar a publicar dados para os mesmos prazos da Euribor, posicionando-se como uma alternativa.
Kai Pfaffenbach/Reuters
Carla Pedro cpedro@negocios.pt 17 de Julho de 2022 às 19:00
  • Partilhar artigo
  • ...
Segunda-feira INE revela preços na produção industrial

Por cá, o Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga os índices de preços na produção industrial, relativos a junho.

Segunda-feira Balança comercial de Espanha e Itália

Espanha e Itália apresentam os seus dados relativos à balança comercial de maio.

Segunda-feira Mais contas nos EUA

Prossegue a divulgação de resultados do outro lado do Atlântico. A IBM, o Bank of America e o Goldman Sachs reportam os seus números do segundo trimestre. No dia seguinte é a vez da J&J e Netflix.

Terça-feira A inflação no Euro

São divulgados os números finais da taxa de inflação de junho, na Zona Euro, com o mercado a antecipar que os preços tenham subido 8,6% de forma homóloga (acima dos 8,1% em maio).

Terça-feira Síntese de conjuntura por cá

O INE divulga a síntese económica de conjuntura respeitante a junho.

Terça-feira O desemprego no Reino Unido

A taxa de desemprego deverá ter caído em maio para 3,7% no Reino Unido, segundo as estimativas do consenso de mercado.

Terça-feira Yellen na Coreia do Sul

A secretária norte-americana do Tesouro, Janet Yellen, visita a Coreia do Sul. Um tema central das conversas que vai manter é o de se criar dinâmicas para o complexo esforço de impor um tecto aos preços do crude pago à Rússia.

Terça-feira API revela inventários de crude

A associação comercial American Petroleum Institute (API) revela os dados dos stocks de crude nos EUA na semana terminada a 16 de julho. No dia seguinte, o Departamento norte-americano da Energia divulga os níveis oficiais.

Quarta-feira Taxas no crédito à habitação

O INE divulga as taxas de juro implícitas no crédito à habitação relativas a junho.

Quarta-feira Inflação britânica em foco

É também dia de se conhecerem os números da inflação de junho no Reino Unido, bem como do índice de preços no retalho.

Quarta-feira Confiança do consumidor no Euro

É divulgada a estimativa rápida de julho para a confiança do consumidor na Zona Euro.

Quarta-feira UE à espera do Nord Stream 1

Na véspera de a Rússia reabrir o gasoduto Nord Stream 1, a União Europeia apresenta um plano de contingência para o caso de Moscovo decidir que este vai continuar encerrado.

Quarta-feira Tesla apresenta resultados

A fabricante norte-americana de veículos elétricos divulga as contas trimestrais, a par com a Alcoa e a United Airlines.

Quarta-feira Como estão os stocks norte-americanos de crude?

A Administração de Informação em Energia (sob a tutela do Departamento norte-americano da Energia) divulga hoje os níveis da semana passada dos inventários de crude dos EUA, bem como os stocks de destilados e gasolina.

Quinta-feira BCE sobe juros diretores

O Banco Central Europeu anuncia a sua decisão de política monetária, esperando-se que inicie a subida das taxas diretoras com um aumento de 25 pontos base. Há declaração após a reunião.

Quinta-feira Nord Stream 1 reabre?

Está previsto que a Rússia retome as exportações de gás natural através do gasoduto Nord Stream 1, depois de encerrado para manutenção.

Quinta-feira Pedidos de subsídio de desemprego nos EUA

Os Estados Unidos reportam a evolução dos novos pedidos de subsídio de desemprego na semana terminada a 16 de julho. O consenso de mercado estima que as novas solicitações deste apoio estatal na semana passada possam ter ascendido a 240.000 – a acontecer, será um recuo face aos 244.000 pedidos da semana precedente.

Sexta-feira INE reporta estatísticas agrícolas

O Instituto Nacional de Estatística divulga as estatísticas agrícolas referentes ao ano de 2021.

Sexta-feira PMI na Zona Euro em destaque

Na Zona Euro teremos a estimativa rápida dos índices dos gestores de compras (PMI) da S&P Global Manufacturing, relativos a julho. Serão divulgados os PMI compósitos, bem como os dados desagregados para a indústria e os serviços.

Sexta-feira Novos dados no resto do mundo

O Japão apresenta os valores da inflação de junho, do Reino Unido virão os dados das vendas a retalho de junho, e de França teremos a confiança do consumidor para julho.

Sexta-feira Twitter mostra números

Mais três norte-americanas divulgam as suas contas do segundo trimestre: o Twitter, a American Express e a Verizon.

Sexta-feira Fitch pronuncia-se sobre Ucrânia

A agência de notação financeira Fitch tem agendada para esta sexta-feira uma possível ação de rating para a Ucrânia, Hungria, Polónia e Irlanda. Já a DBRS poderá pronunciar-se sobre os mecanimos europeus FEEF e MEE, podendo a Moody’s fazer o mesmo em relação à Bósnia e a S&P relaticamente ao Azerbeijão.

Sexta-feira Plataformas de petróleo e gás em números

A Baker Hughes, fornecedora norte-americana de serviços a campos petrolíferos, divulga hoje o relatório semanal sobre o número de plataformas de petróleo e gás nos Estados Unidos. Este é um indicador seguido com atenção pelos investidores no mercado petrolífero, especialmente do outro lado do Atlântico.

Outras Notícias