Bolsa avança mais de 2% e lidera ganhos na Europa
A bolsa nacional acentuou a tendência com que iniciou a sessão e lidera os ganhos na Europa. O PSI-20 avança agora 2,40% impulsionado pelas fortes subidas da PT, EDP e Galp Energia. O sector da banca também anima o índice.
O principal índice da bolsa nacional cotava, assim, nos 6.731,95 pontos com 19 acções a subir, e uma em queda. Na Europa, as bolsas, à excepção do britânico FTSE, também negoceiam agora em terreno positivo depois de resultados de empresas como a Clariant e Marks & Spencer terem acalmado os receios de que o abrandamento económico está a prejudicar os crescimento dos lucros.
Por cá, a Portugal Telecom é a principal responsável pela tendência do PSI-20 com uma valorização de 4,59% para os 5,76 euros. A operadora sobe há três sessões mais de 1%. Só ontem disparou mais de 7%.
A Energias de Portugal também contribui para os ganhos, ao subir 3,42% para os 2,902 euros . Também a eléctrica avança pela terceira sessão consecutiva tendo ontem avançado mais de 4%.
Esta semana será marcada pela apresentação de resultados da EDP e da subsidiária energias renováveis, bem como dos planos estratégicos de ambas as companhias. Os resultados são conhecidos amanhã e os planos estratégicos no dia seguinte.
Os analistas esperam resultados “sólidos” da Energias de Portugal nos primeiros nove meses deste ano. Enquanto o Golman Sachs antecipa uma subida de 28% no seu resultado líquido para os 850 milhões de euros, a Lisbon Brokers prevê um aumento de 30,7% para os 869,5 milhões de euros.
Galp em alta apesar da queda do petróleo
O sector energético está, aliás, todo em alta, com a EDP Renováveis a avançar 3,78% para os 4,56 euros, com a Galp Energia a somar 2,72% para os 7,735 euros e com a REN a apreciar 2,53% para os 2,635 euros. A petrolífera negoceia em alta apesar do petróleo negociar em queda pela segunda sessão consecutiva.
A Brisa também contribui para a tendência com uma valorização de 2,16% para os 6,436 euros bem como o sector da banca, cujos ganhos são liderados pelo Banco Espírito Santo que está a subir 0,91% para os 7,77 euros. Banco Comercial Português e Banco BPI apreciam 0,56% para os 0,89 euros e 0,51% para os 1,583 euros, respectivamente.
A Mota-Engil soma 3% para os sete euros e a Martifer avança 0,28% para os 3,55 euros no dia em que reiterou que o pagamento da posição que acordou vender na Repower está assegurado por uma garantia bancária, sendo que nesta altura está a discutir com a Suzlon o plano de pagamentos desta venda.
A travar maiores ganhos segue apenas a Semapa com uma perda de 0,28% para os sete euros.
Mais lidas