Consumo de combustíveis volta a cair em Maio
As famílias portuguesas compraram menos combustíveis em Maio, uma evolução que é justificada por um consumo menor de gasolinas em especial a aditivada, que "praticamente deixou de ser consumida", revela a Direcção Geral de Energia e Geologia (DGEG).
No total, o consumo de combustíveis diminuiu em 0,3% em Maio quando comparado com igual período do ano passado. Os consumidores estão a optar por combustíveis mais baratos e este cenário é visível quando se analisa a evolução do consumo de gasolinas.
Apesar de se ter verificado quebras gerais no consumo de gasolinas, as maiores reduções foram verificadas nas gasolinas mais caras. No total, registou-se um decréscimo de 5,9% no consumo de gasolinas. Para esta evolução contribuiu a descida de 81,1% do consumo de gasolina aditivada em conjunto com a quebra de 3% da gasolina sem chumbo 95 octanas e de 21% da gasolina sem chumbo 98 octanas.
No que respeita ao gasóleo a evolução foi distinta. Em Maio, quando comparado com o mesmo período do ano passado, verificou-se um aumento de 1,7% do consumo deste combustível.
Já o consumo de GPL (gás-auto) aumentou em 9,4%.
Quanto aos preços, a evolução foi mais acentuada em todos os combustíveis. A gasolina 95 aumentou em 7%, o gasóleo em 30,4% e o GPL em 10,4%, de acordo com os dados hoje divulgados pela DGEG.
Mais lidas