pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Emprego dos EUA e 4 outras coisas que tem de saber para começar o dia

Os mercados globais vão estar atentos ao importante relatório mensal do emprego dos EUA e vão reagir à mega emissão de dívida da dona da Google. Por cá, destaque para os números da inflação, a ida de Portugal ao mercado obrigacionista e o início do programa de recompra de ações dos CTT.

Newsletter 5 Coisas
Newsletter 5 Coisas
06:45
Relatório do emprego dos EUA

Os números oficiais do emprego norte-americano de janeiro são divulgados esta quarta-feira, com alguns dias de atraso devido à paralisação parcial do governo federal dos EUA. Em dezembro, , embora a taxa de desemprego tenha descido para 4,4%. Este é um dos principais elementos que a Reserva Federal (Fed) considera na definição da política de taxas de juro.

Inflação em Portugal desacelera?

 O primeiro mês de 2026 terá trazido uma desaceleração na taxa de inflação. A estimativa rápida do Instituto Nacional de Estatística (INE), que irá apresentar esta quarta-feira dados finais, revela que  em janeiro. Em comparação com o mês anterior, a inflação abrandou três décimas, depois de ter acelerado ligeiramente no final do ano passado.  

Portugal vai ao mercado de dívida

A Agência de Gestão da Tesouraria e da Dívida Pública – IGCP vai realizar, pelas 10:30 horas de quarta-feira, dois leilões de obrigações do Tesouro (OT) com maturidade em 15 de junho de 2029 e 13 de junho de 2036. O objetivo é captar entre 1.000 milhões e 1.250 milhões de euros em nova dívida a três e 10 anos.

CTT iniciam programa de recompra de ações

Os CTT aprovaram na terça-feira um novo programa de recompra de ações, . O programa terá início esta quarta-feira, dia 11 de fevereiro, e terminará a 30 de abril de 2027, no máximo. Os investidores irão também reagir à emissão de dívida da REN, .

Reação à mega emissão da Alphabet

Os mercados irão reagir à mega emissão de dívida da Alphabet, a dona da Google, que decorreu entre segunda e terça-feira. , incluindo através de uma rara linha com maturidade a 100 anos. A corrida à infraestrutura de inteligência artificial e o aumento das necessidades de financiamento levaram a Alphabet a procurar outros mercados. Na temporada de resultados, destaque para a Cisco e a McDonalds, nos EUA, e para a TotalEnergies e o Commerzbank, na Europa.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio