Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Helicóptero de dinheiro do BCE "não é uma possibilidade"

Erkki Liikanen, um dos membros do BCE, argumenta que o helicóptero de dinheiro não é uma possibilidade em cima da mesa. Opção nem sequer foi discutida.

Patrícia Abreu pabreu@negocios.pt 09 de Junho de 2016 às 12:24
  • Assine já 1€/1 mês
  • 4
  • ...

A hipótese do Banco Central Europeu (BCE) injectar dinheiro directamente na economia tem vindo a ser avançada nos últimos meses, mas esta hipótese não está em cima da mesa. A garantia é de um dos membros da autoridade monetária europeia, Erkki Liikanen, que refere que esta possibilidade não foi sequer colocada no encontro da semana passada.

"Esta é uma velha, teórica discussão", referiu Erkki Liikanen quando questionado sobre a possibilidade do BCE avançar com a ideia do chamado helicóptero de dinheiro, numa entrevista citada pela Reuters. O mesmo responsável garantiu que esta hipótese não foi discutida na reunião de política monetária que decorreu na última quinta-feira, 2 de Junho.

Erkki Liikanen não é o primeiro membro do BCE a descartar um helicóptero de dinheiro na região. O governador do banco central de França, François Villeroy de Galhau, disse nesta quarta-feira, 8 de Junho, que não concorda com a ideia de o Banco Central Europeu (BCE) injectar directamente liquidez na economia e assegurou que essa opção extrema, conhecida por "helicópteros de dinheiro", não consta das que são consideradas legítimas por Frankfurt para tentar acelerar a inflação e o crescimento económico.

"Helicópteros de dinheiro" trariam mais desvantagem do que benefícios, disse. "Não precisamos deles e não estão sobre a mesa". "Nem todos os instrumentos não-convencionais são legítimos", acrescentou.

A especulação em torno da injecção de dinheiro na economia surge num momento em que muitos consideram que o BCE está a ficar sem opções para revitalizar a economia na região e sustentar a subida da inflação. É que apesar das taxas em "terreno negativo" e outras medidas, que incluem programa de compra de activos inéditos, a inflação permanece em níveis negativos.

Ver comentários
Saber mais BCE helicóptero de dinheiro Mario Draghi inflação taxas negativas liquidez Erkki Liikanen
Outras Notícias