Outros sites Cofina
Notícias em Destaque
Notícia

Isabel dos Santos está nos mais ricos, mas tem menos dinheiro

A empresária angolana caiu algumas posições no "ranking" da revista norte-americana, ficando à frente de dois dos três portugueses na lista. A fortuna da filha do presidente de Angola encolheu em 400 milhões.

Paulo Duarte
Paulo Moutinho 01 de Março de 2016 às 19:55
  • Assine já 1€/1 mês
  • 2
  • ...

Isabel dos Santos também está na lista dos mais ricos. Mas, este ano, caiu algumas posições, depois de ver a sua fortuna encolher em cerca de 400 milhões de dólares. Está 569ª posição do "ranking" da Forbes, superando dois dos três portugueses que integram a lista dos multimilionários.


A empresária angolana estava no 534º lugar no "ranking" de 2015, mas perdeu 35 lugares perante a desvalorização de 400 milhões na sua fortuna, de acordo com os cálculos da Forbes. Aquela que é a mulher mais rica de África, sendo a pessoa que mais fortuna tem em Angola, tem uma riqueza avaliada em três mil milhões de dólares (2,76 mil milhões de euros).


Este dinheiro está, em parte, investido em Portugal. A empresária detém posições no capital da Nos, da Galp Energia, mas é a sua participação no capital do BPI que tem tido maior destaque nos últimos tempos. E também a compra da Efacec que levou a uma averiguação pela Comissão Europeia.


Depois de a Comissão Europeia ter questionado sobre a "conformidade da compra da empresa portuguesa Efacec por Isabel dos Santos, filha do presidente angolano José Eduardo dos Santos", Isabel dos Santos respondeu numa entrevista ao Wall Street Journal: "Eu não sou financiada por dinheiro estatal nem por quaisquer fundos públicos".


Atrás de Américo Amorim


Isabel dos Santos tem uma fortuna, segundo a Forbes, que a coloca à frente de dois dos três portugueses na lista da revista norte-americana: tanto Alexandre Soares dos Santos como Belmiro de Azevedo ocupam posições inferiores na lista. Mas Américo Amorim, o mais rico de Portugal, consegue superá-la.


Com uma fortuna de 4,1 mil milhões de dólares, Amorim está na 369ª posição da lista deste ano, exactamente a mesma que estava no ano passado. Esta riqueza resulta da Corticeira Amorim, da qual é dono, mas também da sua posição no capital da Galp Energia. A petrolífera é, de resto, uma aposto comum de Amorim e Isabel dos Santos.

Ver comentários
Saber mais Forbes Isabel dos Santos Angola BPI Efacec BPI
Outras Notícias