pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Minerar bitcoins fica mais caro à medida que empresas expulsas da China regressam

O processo de emitir novas bitcoins, conhecido como mineração, voltou a ser mais caro. Isto porque as mineradoras que foram expulsas da China em julho estão agora de volta ao ativo noutras regiões.

Edgar Su/Reuters
04 de Setembro de 2021 às 12:00
  • Partilhar artigo
  • ...

A recompensa para minerar bitcoins sofreu uma queda robusta no início de setembro à medida que as empresas especializadas nesta função voltaram a operar, depois de terem sido expulsas da China, o maior centro de mineração de bitcoins do mundo até há bem pouco tempo. Mas em junho, Pequim ordenou a expulsão de grande parte dos mineradores desta moeda digital em várias regiões do país, o que trouxe uma nova queda ao preço da bitcoin e, por outro, tornou a mineração desta criptomoeda mais rentável.

Só que agora, à medida que estas mineradoras vão assentando arraiais noutras regiões, grande parte delas em países vizinhos, este processo de emitir mais bitcoins voltou a ficar mais caro. A "hash rate" - que mede a velocidade com que o próximo bloco de bitcoins é minerado - disparou 55% desde os mínimos de dois anos tocados em julho deste ano. 

Isto acontece porque quanto maior for o número de pessoas a minerar bitcoins, mais difícil é encontrar o próximo bloco desta criptomoeda. O protocolo da bitcoin está desenhado para que, quanto maior for o número de mineradores, maior é esta "hash rate" e maior é também o custo energético associado à mineração.

Danni Zheng, vice-presidente da BIT Mining, uma empresa mineradora cotada em Wall Street, disse que a grande maioria das suas rivais já voltaram ao ativo a partir de outras localidades como nos EUA ou no Casaquistão, onde o quadro regulatório é mais "amigável" para as criptomoedas.

Até abril de 2021, a China era o palco para 65% de toda a mineração de bitcoins no mundo, de acordo com a Universidade de Cambridge. E, se uma pequena parte desta mineração é feita com recurso a energia renovável, como o uso da hidroeletricidade em Sichuan, estima-se que a grande maioria seja feita através de carvão.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio