pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Os números que marcam a operação da Robinhood até ao momento

A empresa liderada por Vladimir Tenev, que foi sujeito a uma audição no Congresso já este ano, admite que tem conhecido um crescimento exponencial desde que a aplicação foi lançada em 2015.

Bloomberg
29 de Julho de 2021 às 08:30
  • Partilhar artigo
  • ...

Nasdaq aguarda pela “HOOD”

Com este IPO, a Robinhood irá estrear-se no Nasdaq, o mercado norte-americano que reúne algumas das maiores empresas de tecnologia do mundo. A corretora pretende vender 55 milhões de ações, sendo que uma pequena maioria deste lote de títulos (2,6 milhões) pertence aos seus fundadores. Este montante global de títulos já inclui a chamada “greenshoe option” que são novas ações opcionais de 5,5 milhões de títulos. O preço indicativo da sua estreia será entre 38 e 42 dólares por ação. O seu símbolo será “HOOD”.

5.000 ações e criptomoedas

Na sua aplicação é possível comprar e vender cerca de 5.000 ações de empresas um pouco por todo o mundo e ainda investir em sete criptomoedas. São elas a bitcoin, a bitcoin cash, a bitcoin sv, a dogecoin, a ether, a ether classic e a litecoin. A dogecoin, uma moeda digital que surgiu como um “meme”, é responsável por mais de metade das receitas obtidas através da negociação de criptomoedas. Além disso, a empresa garante ainda o acesso a vários contratos de opções para ações listadas em Wall Street e ainda os chamados índices ETF (“exchange-traded funds”).

Como é que ganha dinheiro?

A Robinhood é uma corretora que não cobra comissões aos clientes para negociarem ações ou criptomoedas. Mas então, como é que a empresa gera dinheiro? A maior fonte de receita é o “payment for orders flow”, um sistema que encaminha os pedidos dos clientes para uma terceira entidade, que depois lhe paga uma taxa sobre essa preferência. Cerca de 75% das suas receitas totais provêm deste método. No total foram 958,8 milhões de dólares gerados só no ano passado.

18 milhões de utilizadores

No prospeto do IPO (oferta pública inicial, em português), a Robinhood indicou que tinha 18 milhões de clientes a retalho, que no total tinham em sua posse cerca de 80 mil milhões de dólares em ativos. Em 2020, a empresa gerou um lucro líquido de 7,45 milhões de dólares e obteve receitas em torno dos 959 milhões de dólares, que compara com o prejuízo de 107 milhões no ano anterior.

gamestop pressionou trimestre

No mesmo documento enviado à SEC, o regulador do mercado norte-americano, a Robinhood referiu que no primeiro trimestre deste ano teve uma perda de 1,4 mil milhões de dólares apenas por causa do caso GameStop. No total teve um prejuízo de 11 milhões. A corretora foi obrigada pela Clearing House a injetar 3 mil milhões de dólares como colateral, de forma a ter margem para acautelar qualquer imprevisto. Ainda assim, a empresa conseguiu gerar receitas de 552 milhões de dólares entre janeiro e março deste ano, o que representa uma subida de 309% face aos 128 milhões de dólares feitos neste segmento no mesmo período do ano anterior.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio