pixel

Negócios: Cotações, Mercados, Economia, Empresas

Notícias em Destaque

Posse de Santos Pereira, "shutdown" e 3 outras coisas que precisa de saber para começar o dia

Esta segunda-feira, Álvaro Santos Pereira toma posse como novo governador do Banco de Portugal. Nesta que é a semana do investidor, com a CMVM a publicar hoje um guia para o efeito, as atenções estão também viradas para o petróleo e a bitcoin. E o Senado dos EUA volta a votar propostas que podem acabar com o "shutdown".

Novos interesses no radar dos investidores
Novos interesses no radar dos investidores
06:45
Álvaro Santos Pereira assume liderança do Banco de Portugal

O ex-economista-chefe da OCDE toma posse como governador do Banco de Portugal esta manhã. Álvaro Santos Pereira sucede a Mário Centeno, cujo mandato não foi renovado pelo Governo. A tomada de posse ocorre na véspera da apresentação do boletim económico de outubro.    

Arranca semana mundial do investidor e CMVM divulga guia

Mais de um terço dos portugueses diz não investir por falta de poupanças. A conclusão é de um estudo realizado pelo Centro de Estudos Aplicados da Universidade Católica Portuguesa e pelo Doutor Finanças, publicado a 3 de outubro em antecipação da Semana Mundial do Investidor, que se celebra a partir desta segunda-feira. E também hoje, neste âmbito, a Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) publica o Guia do Investidor – que no ano passado alertou para os cuidados a ter em torno dos “finfluencers”.    

Indicadores em foco por cá e lá fora

O Instituto Nacional de Estatística (INE) divulga o índice de preços na produção de serviços relativo ao segundo trimestre. Ainda no Velho Continente, é dia de conhecermos os números de agosto nas vendas a retalho da Zona Euro e na produção industrial de Espanha.

Bitcoin e petróleo centram atenções

A bitcoin atingiu ontem um novo máximo histórico, nos 125.245,57 dólares. Será que nesta segunda-feira vai renovar recordes? Também o petróleo vai estar no radar dos investidores, depois de oito membros da OPEP+ terem anunciado no domingo que vão colocar mais 137 mil barris por dia de crude no mercado a partir de novembro - um volume modesto, dado que se chegou a pensar que iriam decidir acelerar a abertura de torneiras.    

EUA: Supremo analisa legalidade de ações de Trump e Senado vota proposta de financiamento

O Supremo Tribunal dos Estados Unidos começa hoje a escrutinar os poderes presidenciais em grandes casos, como a legalidade das tarifas alfandegárias impostas por Donald Trump a grande parte dos seus parceiros comerciais, e a sua decisão de demitir responsáveis da Reserva Federal, como aconteceu com Lisa Cook em finais de agosto – um processo que tem tido vários capítulos, o último dos quais a 16 de setembro, com um tribunal a rejeitar o recurso do chefe da Casa Branca para afastar a governadora antes da reunião da Fed que se seguiria. Por agora, Cook tem o lugar assegurado. Ainda nesta segunda-feira, o da proposta de financiamento de curto prazo do país, mas o que se antevê é que nem a proposta da “House” (controlada pelos republicanos) nem a alternativa democrática tenham luz verde, já que não se espera que tenham os 60 votos necessários para avançar.

Ver comentários
Publicidade
C•Studio