OPEP+ volta a aumentar produção de petróleo em novembro
A organização vai adicionar 137 mil barris de petróleo por dia no próximo mês, tratando-se de um aumento modesto face à produção atual.
- 2
- ...
A OPEP+ chegou a acordo para um aumento modesto na sua produção de petróleo em novembro, de acordo com a informação divulgada pelo cartel, após a reunião deste domingo. É o oitavo incremento mensal consecutivo.
Oito membros da Organização dos Países Exportadores de Petróleo e seus aliados - Arábia Saudita, Rússia, Iraque, Emirados Árabes Unidos, Kuwait, Cazaquistão, Argélia e Omã - decidiram adicionar 137.000 barris por dia no próximo mês, no âmbito do descontinuar de um acordo de retenção da oferta definido em abril de 2023, segundo uma nota publicada no site do cartel. A próxima reunião está marcada para o dia 2 de novembro.
“Tendo em conta as perspetivas económicas globais estáveis e os atuais fundamentos do mercado, refletidos nos baixos níveis das reservas de petróleo, os oito países participantes decidiram implementar um ajustamento da produção de 137 mil barris por dia, a partir dos ajustamentos voluntários adicionais de 1,65 milhões de barris por dia anunciados em abril de 2023”, lê-se no comunicado.
A Rússia, que tinha pressionado para uma contenção no aumento da oferta, favoreceu um ajuste que ajudaria a defender os preços, enquanto a Arábia Saudita – mais preocupada com a participação no mercado – apoiou um aumento mais robusto, segundo fontes citadas pela Bloomberg.
Os preços do petróleo foram negociados perto do valor mínimo de quatro meses, na passada sexta-feira.
Mais lidas