Que tipos de NFT há no desporto?
Desde um cromo, cartas transacionáveis até a um vídeo de uma finta de Lionel Messi ou Cristiano Ronaldo. Tudo pode ser convertido em NFT e vendido por milhões.
- Partilhar artigo
- ...
Cromos digitais em formato digital Uma das opções que existem no mercado são os famosos cromos, como os da Panini, mas em formato digital. Há para todos os gostos e carteiras, dependendo da exclusividade. No ano passado, uma carta de Cristiano Ronaldo, na altura na Juventus, foi vendida por 290 mil euros na aplicação da Sorare. RealFevr inova com Vídeos de lances Uma das inovações trazidas pela portuguesa RealFevr, que é liderada por Fred Antunes, foi a incorporação de vídeos em formato NFT no futebol – algo que a NBA fazia na aplicação Top Shot com a venda de afundanços do basquetebolista LeBron James, por exemplo. Atualmente, o maior valor pago por um destes momentos na RealFevr envolve um golo de Bruno Fernandes, vendido por 90 mil dólares. “Fan tokens” dão vantagens Os “fan tokens” são cartas adquiridas pelos adeptos dos clubes sobre algum jogador que podem trazer vantagens, como ajudar na escolha de equipamentos, obter momentos exclusivos com os jogadores da equipa ou até, como poderá vir a acontecer, receber uma pequena (leia-se muito pequena) percentagem de uma eventual transferência de um jogador. De certa forma podem incluir também vídeos, cromos ou outras recordações como é o caso de autógrafos ou até mesmo troféus da equipa.
Mais lidas