Governo chinês pressiona fundos de "private equity" a deixarem de investir nos EUA

Vários responsáveis de fundos de investimento chineses revelam que estão a deixar de investir nos Estados Unidos, mesmo que estejam a ser feitos através de grupos sediados noutros países.
china eua estados unidos bandeira
Mark Schiefelbein/AP
Diogo Mendo Fernandes 21 de Abril de 2025 às 12:05

Os fundos de investimento chineses, com apoio estatal, têm nas últimas semanas retirado novos investimentos em "private equity" nos Estados Unidos, numa decisão que é vista como uma resposta à guerra comercial iniciada pelo Presidente dos Estados Unidos.

PUB

A notícia é do Financial Times que cita sete responsáveis executivos de fundos chineses com conhecimento do assunto que assumem a existência de pressão por parte do governo chinês.

Alguns fundos chineses também têm estado a sair de investimentos privados em empresas norte-americanas, mesmo que estejam a ser feitos através de grupos sediados noutros países. Até investimentos que estavam a ser planeados estão ser repensados e retirados.

PUB

Entre os fundos conhecidos está a China Investment Corporation, que tem, já nos últimos anos, vindo a desinvestir nos Estados Unidos e optado por outras geografias, como o Reino Unido, a Arábia Saudita, França, Japão e Itália.

Esta mudança de postura acontece numa altura em que a China começa a ter de lidar com o impacto das tarifas anunciadas pelos Estados Unidos nas últimas três semanas que ameaçam de forma significativa reduzir o comércio entre as duas maiores economias do mundo.

PUB

Atualmente estão em vigor taxas alfandegárias de 145% dos Estados Unidos sobe bens chineses e Pequim retaliou com tarifas de 125%.

Além da China também outros grandes investidores nos EUA, principalmente europeus e canadianos, estão a repensar os compromissos e a reavaliar onde devem investir.

PUB
Pub
Pub
Pub