Poupanças das famílias em depósitos nos bancos recuam em agosto
As poupanças das famílias portuguesas nos bancos recuaram ligeiramente em agosto. Nesse mês, o stock de depósitos de particulares nos bancos residentes foi de 196,9 mil milhões de euros, um valor que representa uma quebra de 944 milhões de euros face ao valor de julho – momento no qual as poupanças das famílias em depósitos atingiram um novo recorde.
Segundo os dados divulgados nesta quinta-feira pelo Banco de Portugal, o recuo deve-se, em grande parte (830 milhões de euros), pelo valor retirado dos depósitos à ordem, sendo que outros 114 milhões de euros foram retirados de depósitos a prazo.
PUB
Quando comparado com igual período do ano passado, o stock de depósitos das famílias portuguesas cresceu 4,8%, um valor que fica 0,1 pontos percentuais abaixo do crescimento de 4,9% registado em julho. "Os depósitos de particulares mantiveram, assim, a tendência dos últimos meses, desacelerando pelo décimo mês consecutivo", lê-se na nota estatística do Banco de Portugal.
No que às empresas diz respeito, o valor do stock de depósitos nos bancos residentes era de 73,2 mil milhões de euros em agosto, um aumento de 2,6 mil milhões de euros relativamente a julho de 2025. A taxa de crescimento homóloga foi de 9,7%, abaixo da que tinha sido registada em julho (10,5% de crescimento anual).
(Notícia atualizada às 11:37 horas com mais informação)
PUB
Mais lidas
O Negócios recomenda