B à Bolsa: Todos os ativos são valores mobiliários?
Nem todos os ativos são valores mobiliários. "A diferença entre ativos e valores mobiliários tem sobretudo a ver com o facto de serem negociados ou não", explica Pedro Catarino Luís, autor de "O grande livro da bolsa", em entrevista ao Negócios, clarificando que valores mobiliários é um termo jurídico que representa um conjunto de ativos que podem ser transacionados.
Estes são representativos de direitos, enquanto dentro de ativos há vários tipos, incluindo tangíveis ou reais, mas também intangíveis, como marcas ou propriedade intelectual. Os ativos financeiros são um tipo de ativos cujo valor deriva de ativos reais ou de contratos sobre os direitos sobre este tipo de ativos. Veja o vídeo para perceber com mais detalhe.
PUB
B à Bolsa é uma rubrica semanal que é publicada às quartas-feiras no site do Negócios. Pode ver aqui todos os vídeos, que abordam temas que vão desde os conceitos de base para quem quer começar a investir até erros comuns, passando pelos adágios ou pelos mercados financeiros existentes.
Era uma vez a Impresa
Desprestigiante
Mais lidas
O Negócios recomenda