Faturas, mais-valias e herança. Leia as respostas do consultório financeiro às suas perguntas
Negócios e o Doutor Finanças estabeleceram uma parceria com o objetivo de esclarecer as suas dúvidas em matéria de finanças pessoais. Este conteúdo é habitualmente reservado a assinantes, mas ao longo da campanha de IRS estará disponível a todos os leitores. Aproveite.
| Hélder Neves Fui emigrante em Inglaterra durante 22 anos. Em agosto do ano passado regressei a Portugal mas não gostei desta vida aqui. Entretanto falei com um contabilista através do telefone para me fazer a confirmação das faturas. Ele disse que fez. Como posso confirmar se o fez mesmo?
Fui emigrante em Inglaterra durante 22 anos. Em agosto do ano passado regressei a Portugal mas não gostei desta vida aqui. Entretanto falei com um contabilista através do telefone para me fazer a confirmação das faturas. Ele disse que fez. Como posso confirmar se o fez mesmo?
| Maria do Rosário Pina Vendi uma loja o que vai originar o pagamento de mais-valias. Há algum investimento que possa fazer para evitar o pagamento dessa verba? Há algo com investimento em fundos de investimento?
Vendi uma loja o que vai originar o pagamento de mais-valias. Há algum investimento que possa fazer para evitar o pagamento dessa verba? Há algo com investimento em fundos de investimento?
| Abel Carvalho da Costa A minha esposa vendeu uma garagem e utilizou o dinheiro para pagar um empréstimo ao banco, da sua habitação e outra parte em certificados de aforro. Tem direito a mais-valias?
A minha esposa vendeu uma garagem e utilizou o dinheiro para pagar um empréstimo ao banco, da sua habitação e outra parte em certificados de aforro. Tem direito a mais-valias?
| André Pinto Tenho um apartamento que é segunda habitação, o qual pretendo vender. O valor das mais valias, pretendo aplicar para abater o crédito de habitação desse mesmo apartamento e também da minha primeira habitação. Pretendo também investir para comprar outro imóvel que será no futuro a minha primeira habitação. É possível proceder dessa forma e não pagar mais-valias?
Tenho um apartamento que é segunda habitação, o qual pretendo vender. O valor das mais valias, pretendo aplicar para abater o crédito de habitação desse mesmo apartamento e também da minha primeira habitação. Pretendo também investir para comprar outro imóvel que será no futuro a minha primeira habitação. É possível proceder dessa forma e não pagar mais-valias?
| José Teixeira Por morte do meu pai, a casa foi vendida e recebi pequeno valor (47.500 euros). Disseram-me que para o ano de 2026 tenho que informar as Finanças e eventualmente terei que pagar mais valias. 1- Quais os passos a fazer? 2- Contraí empréstimo pessoal para comprar casa de madeira. São dedutíveis as mais valias?
Por morte do meu pai, a casa foi vendida e recebi pequeno valor (47.500 euros). Disseram-me que para o ano de 2026 tenho que informar as Finanças e eventualmente terei que pagar mais valias.
1- Quais os passos a fazer?
2- Contraí empréstimo pessoal para comprar casa de madeira. São dedutíveis as mais valias?
Não se tratando de uma primeira habitação, não há lugar à isenção do pagamento de mais-valias. E mesmo que fosse uma primeira habitação, não conseguiria isentar esta transação ao usar o dinheiro na amortização de um crédito pessoal.
As perguntas enviadas pelos leitores são editadas por questões de dimensão e clareza.
A informação partilhada não é vinculativa e não invalida a leitura integral de documentos e/ou o contacto com canais oficiais, que suportem a matéria em causa.
Envie as suas perguntas para consultorio@negocios.pt.
Mais lidas