BP anuncia investimento de 5 mil milhões de dólares em plataforma "offshore" nos EUA
A gigante energética British Petroleum (BP) anunciou esta segunda-feira, 29 de setembro, que vai avançar com o desenvolvimento de um projeto de exploração de gás e petróleo “offshore”, localizado ao largo da costa norte-americana, no Golfo do México. O investimento neste projeto será de 5 mil milhões de dólares e vem reforçar o objetivo da empresa de reorientar o seu negócio para a exploração de petróleo e gás.
O projeto Tiber-Guadalupe, que deverá iniciar a sua produção de petróleo e gás em 2030, incluirá uma plataforma flutuante com capacidade para produzir à volta de 80 mil barris de petróleo bruto por dia, avança a Reuters.
PUB
A nova plataforma irá desenvolver os campos Tiber e Guadalupe, localizados a cerca de 480 quilómetros (km) a sudoeste de Nova Orleães. Estima-se que contenham cerca de 350 milhões de barris de petróleo, informou a BP em comunicado.
O anunciado projeto mostra-se fundamental para o plano da BP de ultrapassar o equivalente a 400 mil barris por dia de capacidade de produção nos Estados Unidos (EUA) até o final da década, escreveu a empresa.
Nesta linha, a petrolífera britânica está cada vez mais dependente dos EUA para impulsionar o seu crescimento, na sequência de uma mudança estratégica anunciada em fevereiro deste ano para se afastar do investimento em energias renováveis e voltar a concentrar-se nas operações de petróleo e gás - numa altura em que a Administração norte-americana também se mostra favorável ao investimento neste tipo de projetos no país.
PUB
O diretor executivo da energética, Murray Auchincloss, comprometeu-se este ano a reverter o desempenho insatisfatório da BP que, aliás, colocou, na altura, a empresa na mira do fundo ativista Elliott Investment Management, que detém cerca de 5% do capital da energética.
Com efeito, a entrada do "fundo abutre" - tornada pública no início deste ano - no capital da BP pressionou ainda mais o conselho de administração a realizar as mudanças há muito desejadas pelos investidores e alertadas pelos analistas.
O atual objetivo da BP, avança a Bloomberg, é vender cerca de 20 mil milhões de dólares em ativos não estratégicos, como projetos em energias renováveis, para ajudar a financiar uma expansão global da sua produção de petróleo e gás, que se mostra mais lucrativa.
PUB
O projeto Tiber-Guadalupe, que será totalmente detido e operado pela BP, é um dos dez maiores projetos globais da empresa a arrancar até ao final da década. Inclui seis poços no campo Tiber e uma ligação de dois poços do campo Guadalupe.
Mais lidas
O Negócios recomenda