Plataforma petrolífera de 7,5 mil milhões de dólares a caminho do Golfo do México
Já está a caminho do Golfo do México a plataforma Jack St. Malo, operada pela Chevron. Saída agora das instalações da Kiewit Offshore Services, no Texas, já depois da viagem iniciada na Coreia do Sul, esta plataforma semi-submersível irá prospeccionar e produzir petróleo e gás uma vez chegada aos campos petrolíferos offshore que lhe deram o nome.
Foi em Outubro de 2003 que o campo petrolífero St. Malo foi descoberto no Golfo do México, depois de ter sido perfurado pela plataforma Discover Spirit da Transocean – a mesma companhia que era proprietária da plataforma Deepwater Horizon (operada pela BP), que a 20 de Abril de 2010 explodiu e afundou no Golfo do México, provocando a pior maré negra da história dos EUA. Desde então que as regras de exploração petrolífera no Golfo do México ficaram mais apertadas.
Mais tarde, em Julho de 2004, foi prospeccionado com sucesso um segundo campo petrolífero, o Jack, que dista apenas 40 quilómetros do poço de St. Malo. Perfurado a uma profundidade que chegou aos 8,83 metros, fica a 435 quilómetros a sudoeste de Nova Orleães, onde o furacão Katrina deixou um rasto de devastação em Agosto de 2005, destruindo também muitas instalações petrolíferas.
Este projecto Jack/St. Malo de prospecção e produção em águas profundas está localizado nos blocos 758 e 759 de Walker Ridge. A Chevron é a operadora, com uma participação de 51%, tendo como parceiros a Petrobras (25%), a Statoil (21,5%), a ExxonMobil (1,25%) e a Eni (1,25%).
Agora, depois de construída a plataforma Jack St. Malo, que irá prosseguir com os trabalhos de perfuração nos reservatórios com o mesmo nome, foi altura de seguir viagem até ao seu destino. Após sair das instalações da Samsung Heavy Industries, em Geoje, na Coreia do Sul, rumou a Ingleside, no Texas, de onde partiu hoje e segue caminho até ao Golfo do México.
A Chevron espera com esta plataforma, que custa 7,5 mil milhões de dólares a par com a primeira fase de desenvolvimento do projecto, começar a produzir petróleo e gás em 2014, com uma meta de 177 mil barris por dia. Na primeira fase de desenvolvimento, serão prospeccionados 10 poços de produção: quatro no reservatório Jack e seis no de St Malo.