Petróleo Três coisas (e meia) que Trump pode fazer para desvalorizar petróleo

Três coisas (e meia) que Trump pode fazer para desvalorizar petróleo

O que poderá Donald Trump fazer para condicionar os preços do petróleo? A Bloomberg traça três cenários e meio.
Três coisas (e meia) que Trump pode fazer para desvalorizar petróleo
Reuters
Bloomberg 20 de abril de 2018 às 16:44

"Parece que a OPEP está aí de novo", afirmou o presidente americano, Donald Trump, através do Twitter esta sexta-feira, 20 de Abril. 

 

E numa altura em que  os ministros dos países que integram a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) se reuniam na Arábia Saudita – com o petróleo próximo de máximos de quatro anos – poderá os EUA fazer algo para baixar o preço? Aqui ficam algumas opções.


1. Manter o acordo com o Irão

Receios de que os EUA voltarão a impor sanções ao Irão após a revisão do acordo nuclear, agendada para o mês que vem, aumentam a incerteza no mercado. O acordo desenhado pelo governo do ex-presidente Barack Obama permitiu um aumento da produção iraniana superior a um milhão de barris diários. 17 analistas consideram que a probabilidade do regresso das sanções é de 50%, segundo uma sondagem realizada pela Bloomberg, o que poderia paralisar a exportação de até 800.000 barris diários por parte do terceiro maior produtor da OPEP nos próximos de seis meses.

 

2. Suspender sanções à Venezuela

A produção da Venezuela, que é parceira da OPEP, caiu bastante desde que os EUA e outros países anunciaram sanções financeiras mais rigorosas para punir o regime do presidente Nicolás Maduro. Na lista de pessoas sujeitas às sanções está um ex-director financeiro da estatal PDVSA. Como parte da reacção às sanções, Maduro introduziu uma criptomoeda com base nas reservas de petróleo da Venezuela, que são as maiores do mundo. Os EUA alertaram que a criptomoeda também pode ser sujeita a sanções.

 

3. Anular a Lei Jones

A secção 27 desta lei, promulgada em 1920, determina que o transporte de bens entre portos dos EUA seja feito por navios construídos nos EUA, que tenham bandeira americana e sejam tripulados por cidadãos americanos e de propriedade de americanos. Isso tudo eleva o custo de transportar o petróleo americano extraído na Costa do Golfo para refinarias da Costa Leste do país, que costumam comprar petróleo produzido no exterior. O senador republicano John McCain é um dos que defendem a anulação dessa lei.

 

3 e meia. Falar

O preço do petróleo caiu 1,6% para 67,70 dólares, em Nova Iorque, imediatamente após o post de Trump. Talvez a táctica mais eficiente que o presidente dos EUA possa adoptar no curto prazo é fazer o que já está a fazer: falar.

(Texto original: Three (and a Half) Things Trump Can Do to Bring Down Oil Prices)




Saber mais e Alertas
pub

Marketing Automation certified by E-GOI